Por João Pedro Teles Em Regional

Queridinhas de joseenses, Maratona do Rio tem histórias de superação

20140806_evelym

A maquiadora Evelym Landim

Divulgação

Com largada no Recreio dos Bandeirantes e chegada no Aterro do Flamengo, os 42,195 quilômetros da Maratona do Rio de Janeiro são uma verdadeira obsessão para os corredores joseenses. A prova, que acontece desde 1979, é a queridinha dos praticantes do esporte na cidade e palco de histórias de superação e força de vontade.

Este ano, a maratona aconteceu no domingo (27) e reuniu mais de 24 mil atletas de 60 nacionalidades diferentes. O grupo se divide entre os corredores da maratona, da meia-maratona e da versão reduzida, de 6 km.

Em meio a 7.500 maratonistas, a maquiadora de São José dos Campos Evelym Landim completou a prova com o tempo de 3 horas 45 minutos e 59 segundos. Exatamente 59 segundos a mais do que havia planejado há um ano, quando começou uma exigente preparação para conseguir completar a prova. 

“O máximo que eu já tinha corrido eram 34 quilômetros. Na corrida, quando cheguei nessa marca, o corpo começou a doer, as pernas não respondiam como no início. Mas é nessa hora que a maratona começou a me ensinar a melhor lição: que somos muito mais fortes do que pensamos”, lembra Evelym. 

A preparação da maquiadora, que corre há três anos, começou depois de justamente completar a meia-maratona da edição do ano passado. A partir daí, passou a seguir uma rotina de restrições. 

“Deixar de lado algumas coisas que se gosta de fazer, como sair a noite ou dar mais atenção à família. É uma espécie de provação do quanto conseguimos abdicar por um objetivo maior. A rotina foi complicada, tive que me alimentar de forma equilibrada, conciliar as atividades da corrida com o trabalho, mas é uma prova do quanto conseguimos ir longe quando nos dedicamos a fazer alguma coisa”, afirma a atleta, que se preparou correndo cinco dias por semana e ainda frequentando exercícios de musculação e de fisioterapia. 

Histórias 
De acordo com o personal trainner Sandro Sato, exemplos de força de vontade acumulam-se entre seus atletas. Proprietário da assessoria esportiva 4 Run, o especialista garante que a maratona carioca é realmente a preferida do grupo. 

“É a preferida mesmo. A gente tem histórias sensacionais, com atletas que começaram a correr por apresentar quadros de obesidade e que, depois de começar uma preparação intensa, já conseguem correr uma maratona ou uma meia-maratona”, afirma. 

O profissional ressalta que ele mesmo se propôs a realizar um treinamento forte para completar uma maratona. Com a proposta o professor sentiu na pele o tamanho do esforço necessário para conseguir completar uma prova desta complexidade. 

“A preparação é dolorosa, é preciso abdicar de muita coisa, mas é fundamental estar bem preparado para aproveitar o máximo da prova, sem que o corpo ‘reclame’ no final”, explica. 

Para quem quer dar o primeiro passo, a edição 2015 da maratona já está com inscrições abertas. Embora ainda não tenha data para confirmada para acontecer, a prova já promete levar às ruas fluminenses novas histórias de coragem e superação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.