A região provavelmente voltará a ter três cidades com grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior e, pela primeira vez, quatro times na mesma edição do torneio. A novidade seria Guaratinguetá, com a inédita presença do Manthiqueira e a volta do Guaratinguetá.
O time profissional do Manthiqueira de Guaratinguetá em um jogo da Segunda (4ª) Divisão de profissionais no estádio Dario Rodrigues Leite
Divulgação
A Federação Paulista de Futebol ainda não divulgou a tabela da 48ª edição do torneio, mas já vem fazendo contatos com os clubes e as prefeituras das cidades nas quais será disputada a fase de grupos. Em cada município, pelo menos um quadrangular será realizado.
Aqui, na região, São José dos Campos e Taubaté continuarão integrando o quadro de sedes. O representante joseense será novamente o São José dos Campos Futebol Clube, que nas categorias de base tem a parceria com o Projeto Atleta Cidadão, da Prefeitura. Os taubateanos continuam com o Esporte Clube Taubaté, o único time da cidade com futebol profissional.
Em Guaratinguetá, a Copa São Paulo não é disputada desde 2001, quando o Guaratinguetá vivia bons momentos com o seu então presidente e sócio-proprietário Sony Alberto Douer. Agora, a volta começou a ser discutida em abril, em uma ida do prefeito Francisco Carlos (PSDB) à Federação Paulista de Futebol. E como o torneio será nos dias iniciais de janeiro, o prefeito eleito Marcus Soliva (PSB), que tomará posse no primeiro dia de 2017, já teria fechado o acordo.
A volta da cidade de Guaratinguetá confirmaria a primeira participação do Manthiqueira. Time que desde 2010 disputa o Paulista da Segunda (4ª) Divisão de profissionais, destaca-se por um projeto de características próprias, comandado pelo idealizador e presidente-proprietário Dado Oliveira. Viria como um prêmio ao trabalho que tem movimentado muitos jogadores jovens.
A maior surpresa seria a volta do Guaratinguetá. Depois do Brasileiro da Série C de 2015, divergências tiraram o time profissional da cidade. Agora, depois de um temporada inteira com o time atuando em casas alternativas, um ensaio do retorno seria na Copa São Paulo de juniores.
As situações mais recentes
A última vez que o Vale do Paraíba teve três cidades com jogos da Copa SP foi na edição de 2008. Além de São José dos Campos e Taubaté, uma terceira e última participação seguida de Jacareí. No estádio Stavros Papadopoulos foi disputado o quadrangular do Grupo H, com o Jacareí Atlético Clube, o Atlético-PR, o Paulista de Jundiaí e o Porto-PE. O time paranaense foi o primeiro colocado.
Em 2012, dois times de São José dos Campos estiveram juntos na mesma edição, mas em dois quadrangulares disputados no estádio Martins Pereira. No Grupo W, o São José Esporte Clube enfrentou o Botafogo-RJ, o Vila Nova-GO e o Americano-MA. No Grupo P, o desativado Primeira Camisa, do renomado ex-zagueiro Roque Júnior, recebeu o XV de Piracicaba, o Ceará e o Cruzeiro-DF.
Em Guaratinguetá, a competição foi disputada em quatro anos seguidos, de 1998 a 2001. Na última, o Grupo O contava com o Guaratinguetá, o Internacional-RS, o Coritiba e o Paulista de Jundiaí, na época com o nome Etti Jundiaí.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.