Regional

Rugby brasileiro tem jogo crucial e depende de uma façanha para continuar sonhando

A Seleção enfrenta o Uruguai pela Eliminatórias da Copa do Mundo e precisa vencer com oito pontos de vantagem

Escrito por Jogando Juntos

24 JUL 2021 - 12H51 (Atualizada em 24 JUL 2021 - 12H58)

Chile Rubgy/Divulgação

O rugby brasileiro tem um domingo de jogo crucial. No Uruguai, a Seleção Brasileira masculina terá que vencer o time da casa e ainda eliminar o favorito rival na disputa por vaga na Copa do Mundo do ano que vem. Seria uma façanha do grupo que conta com jogadores do São José e Jacareí.

A seleção brasileira masculina de rugby enfrenta neste domingo o Uruguai para seguir na disputa das Eliminatórias à Copa do Mundo de 2023. A partida entre Tupis e Los Teros, como é conhecida a seleção local, acontece às 16h (de Brasília), no estádio Charrua, em Montevidéu, com transmissão ao vivo da ESPN.

Os Tupis precisa de um triunfo sobre os uruguaios por oito pontos de diferença para se classificar, já que acabou derrotado pelo Chile por 23 a 13 na abertura do triangular. No último domingo, o Uruguai venceu o Chile por 15 a 10. Assim, os chilenos lideram com cinco pontos (uma vitória e um ponto bônus defensivo, por terem sofrido menos de sete pontos contra o Uruguai), com os uruguaios somando quatro pontos pela vitória.

Um triunfo por oito pontos ou mais sobre o Uruguai levaria o Brasil aos mesmos quatro pontos e evitaria o ponto bônus dos adversários. O primeiro critério de desempate é o confronto direto, o que garantiria o Brasil na próxima fase. O head coach dos Tupis, Fernando Portugal, destacou a união da equipe e os ajustes realizados.

“Tivemos uma semana para entender e digerir a derrota contra o Chile, observar os planos que funcionaram e os que não funcionaram. Os jogadores fizeram um esforço enorme neste período, se encontraram como grupo e estão mais unidos do que nunca. Acreditamos muito que podemos fazer um bom jogo contra o Uruguai”, disse Portugal, que completou.

“As partidas de eliminatórias são tensas, onde se arrisca pouco e as formações fixas acabam ditando mais o ritmo da partida. Esperamos para este jogo corrigir os erros no que diz respeito às formações de scrum e lateral, e seguir com uma proposta muito consistente e séria de jogar a qualificação. Foi um processo duro para chegar até aqui, os atletas acreditam muito e vão colocar tudo em campo”, destacou.

A caminhada

Os Tupis buscam se classificar pela primeira vez à Copa do Mundo de Rugby, terceiro evento esportivo mais visto no mundo. O sistema de classificação é dividido em três fases. Na primeira, em jogo eliminatório direto realizado no último dia 26 de junho, o Brasil superou o Paraguai por 29 a 0 e se credenciou para a sequência do torneio.

A segunda fase no formato triangular, realizado em Montevidéu, começou no dia 11 de julho e se encerra neste domingo, com duelo entre Brasil x Uruguai. As duas melhores equipes do triangular sul-americano avançam para a terceira fase das Eliminatórias. O pior colocado no triangular está eliminado.

Na terceira etapa, as duas melhores equipes do triangular enfrentam as duas melhores equipes da América do Norte. O primeiro jogo é entre o melhor classificado da América do Sul e o melhor da América do Norte. O vencedor deste jogo se classifica diretamente à Copa do Mundo.

O derrotado enfrenta quem ganhar o jogo entre os segundos colocados de cada continente. Quem vencer esse confronto também carimba seu passaporte para a Copa do Mundo. O perdedor ainda tem uma última chance de classificação: disputar uma repescagem mundial em formato quadrangular contra seleções da Europa, Ásia/Oceania e África.

Elenco

Os jogadores convocados para o Triangular:

Adrio Luiz de Melo

André Felipe Zanella de Arruda

Arthur Bomfim Bergo

Caique Santiago Silva Segura

Cleber Dias da Silva Junior

Daniel Henri Sancery

Daniel Lima da Silva

Douglas Tiago Rauth

Felipe Gomes Rosa

Felipe Gonçalves Cunha

Felipe Henri Sancery

Gabriel Torres Paganini

Gabriel Zurka Almeida Delgado Quirino

Jacobus Malan De Wet Van Niekerk

Jardel Luís Vettorato

Joshua Brian Reeves

Laurent Johann José Bourda-Couhet

Leonardo de Souza Da Silva

Leonel Moreno

Lorenzo Temer Massari

Lucas Abud de Andrade

Lucas Ferrer Spago

Lucas Rainho Tranquez

Matheus Augusto de Souza Claudio

Matheus Rodrigues da Rocha

Matteo Niccolo Dell’Acqua

Moisés Rodrigues Duque

Robert Aguinaldo Tenório Da Silva Santos

Wilton José Murilo Rebolo

Yan Victor Mota Rosetti

A tabela

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023

Primeira Fase

Brasil 29 x 0 Paraguai – 26.06 – São José dos Campos (SP)

Segunda Fase

Brasil 13 x 23 Chile – 11.07 – Montevidéu (Uruguai)

Chile 10 x 15 Uruguai – 18.07 – Montevidéu (Uruguai)

Brasil x Uruguai – 25.07 – Montevidéu (Uruguai)

Terceira Fase

Jogo 1 – 1º América do Sul x 1º América do Norte – data e local a definir

Jogo 2 – 2º América do Sul x 2° América do Norte – data e local a definir

Jogo 3 – Perdedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – data e local a definir

O perdedor do Jogo 3 ainda terá a chance de participar de uma repescagem mundial com mais três seleções de África, Europa e Ásia/Oceania.

Chile Rubgy/Divulgação
Chile Rubgy/Divulgação
O brasileiro Lorenzo Massari enfrentando a marcação de um chileno


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.