O Santana reagiu com a grandeza de um campeão e está comemorando o seu quinto título no futebol amador de São José dos Campos. Neste domingo, pela final da Divisão Especial da Acaf, venceu o Primavera nos pênaltis, após empate por 2 a 2. Em Taubaté, União Operária e Vila Geraldo passaram das semifinais e decidirão mais um campeonato da Primeira Divisão.
No estádio da ADC Parahyba, com duas torcidas numerosas e de comportamento exemplar, a final única começou minutos depois das 11h. Com um bom trabalho do árbitro Adilson Paixão, foi ainda mais valorizada pelo empenho dos times que fizeram gols e buscaram a vitória até o apito final.
O Santana começou trocando passes e envolvendo o adversário. No entanto, o Primavera foi bem mais contundente e abriu o placar, aos 10 minutos. O lateral direito Bambam bateu cruzado, a zaga não cortou e o oportunista Ruero, ex-São José Esporte Clube, conferiu da segunda trave com um chute colocado.
Foi também no início de uma das etapas que o Primavera ampliou para 2 a 0, aos 5 minutos do segundo tempo. Bambam, de arremesso forte, cobrou um lateral em direção ao gol. O goleiro Edinho se atrapalhou ao tentar intervir e ao tocar na bola, acabou validando o lance.
A reação do Santana foi rápida e começou depois das primeiras substituições. Aos 13 minutos, em uma bola lançada na área, o atacante Felipe Lobo aproveitou a pressão e finalizou de forma indefensável.
Quase em seguida, por segundo cartão amarelo, o Santana perdeu o volante Rodrigo foi expulso. Mesmo com um a menos, foi buscar o empate, aos 28 minutos. Após um levantamento da esquerda, o experiente atacante e ex-profissional Alex Cortes mandou para dentro.
Com o placar final de 2 a 2, a decisão foi para os pênaltis e o Santana ganhou por 4 a 3. O histórico das cobranças foi o seguinte: Rafael Gago (Primavera-gol), Paulo Fabrício (Santana-gol), Celinho (P-defesa do goleiro Edinho), Alex Cortes (S-defesa do goleiro Kid), Gui (P-na trave após desvio do goleiro), Gustavo (S-gol), Ruero (P-gol), Thomas (S-gol), Felipe Nascimento (P-gol) e Cecel (S-gol).
Os times
O Santana, do técnico Profício, atuou com: Edinho; Thomas, Marcus Vinícius Foguinho (Paraíba 2´/2º), Fernando e Silvério (Paulo Fabrício 20´/2º); Rodrigo, Gustavo, Paulinho (Cris 7´/2º) e Brunão (Felipe Lobo 20´/2º); Cecel e Alex Cortes.
O Primevera, do técnico João Bazuca: Kid; Bambam, Fabião, Torão e Thiaguinho (Gui 28´/2º); Diogo Mucuri, César Santiago (Felipe Nascimento 48´/2º), Edward (Caio 21´/2º) e Celinho; Ruero e Hugo (Tiê – intervalo, depois Rafael Gago 40´/2º). O zagueiro Cesinha e o lateral-esquerdo Boy foram desfalques.
Em Taubaté
Na rodada de volta das semifinais da Primeira Divisão, o União Operária e o Vila São Geraldo alcançaram classificação às finais. Um dos confrontos foi decidido nos pênaltis.
No Campo do Independência, o União Operária usou a vantagem de um empate com o Palestra Brasil, porque havia vencido o jogo de ida por 2 a 1. Com um gol do atacante Marcos, abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo. E depois de levar o gol da igualdade aos 26 do segundo tempo, marcado pelo atacante Caio Carioca, soube justificar a conquista da vaga.
No mata-mata do Campo do Ipiranga, somente os pênaltis desequilibraram o confronto. O Vila São José, que havia perdido no jogo de ida por 2 a 0, conseguiu igualar a disputa vencendo o Vila São Geraldo por 3 a 1. Um gol contra de Gu Negão abriu a reação e Saulo fez 2 a 0 no início do segundo tempo. Minutos depois, Fagner marcou para o Vila São Geraldo, mas Eber, aos 30, fez 3 a 1 cobrando pênalti e placar agregado terminou em 3 a 3.
Nas penalidades, o Vila São José não converteu duas e o Vila São Gerado nem precisou da quinta cobrança para vencer por 4 a 2.
Imagens
Na foto superior (de Roberta Almeida/Cortesia), a festa do campeão Santana. Na foto intermediária (de Vanderlei Graça/Cortesia), os dois times durante o Hino Nacional.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.