O São José está retomando um projeto com José Francisco Oliveira como técnico. O treinador dirigiu o time em 2017 e esteve perto de continuar para a atual temporada. Agora, já participa do planejamento para o ano que vem.
No final de 2016, o presidente Adilson José da Silva iniciou o mandato encontrando um São José rebaixado à quarta e última divisão do Campeonato Paulista. Oliveira, que no clube já havia sido goleiro, treinador de goleiros e assistente técnico, virou conselheiro e participante do projeto de recuperação.
Avaliando jogadores amadores e profissionais sem clube, Oliveira armou um base para a Segunda (4ª) Divisão de 2017 e o trabalho rendeu um time competitivo. O São José passou com imposição pelas duas primeiras fases do campeonato e entrou no mata-mata das quartas de final como favorito contra o Mogi das Cruzes.
No jogo de ida, fora de casa, o São José começou o segundo tempo vencendo por 3 a 2. Todavia, aos três minutos, o zagueiro Maicon foi expulso por uma agressão irresponsável e a partida terminou com virada dos mogianos, por 4 a 3.
Na partida de volta, a melhor campanha cobrava do São José uma vitória simples. Ainda no primeiro tempo, o atacante Brener abriu o placar, mas o gol foi mal anulado por impedimento que não existiu. Depois, sobrou para o atacante e artilheiro Ruero que desperdiçou duas chances e teve revelada uma escapada na véspera para ganhar um dinheiro atuando por um time amador. No final, vitória do União Mogi por 2 a 0.
A saída
A boa campanha pelo São José levou Oliveira para o Monte Azul, da Série A-3. O treinador planejava voltar em seguida para São José dos Campos, porque o campeonato da Segunda (4ª) Divisão começaria somente em abril. Em São José dos Campos, o assistente técnico Pedro Paulo ficaria no comando interino.
Voltando ao São José como gestor de futebol e pela primeira vez com o time em um campeonato sub-23, o ex-presidente e vereador Robertinho da Padaria optou por um investimento mais arrojado. Com Oliveira ainda dirigindo o Monte Azul, o dirigente contratou o técnico Ricardo Costa que vinha de dois acessos consecutivos na mesma divisão, pela Portuguesa Santista e o Esporte Clube São Bernardo.
Passando pelas três fases de grupo do capeonato, o São José alcançou uma das semifinais que valia acesso à Serie A-3. No mata-mata com o Comercial, os empates por 1 a 1 e 2 a 2 promoveram o time de Ribeirão Preto, por melhor campanha.
Alegando que precisava se concentrar na condição de novo presidente da Câmara Municipal, Robertinho da Padaria entregou o cargo de gestor de futebol. O presidente Adilson Silva procurou o técnico Oliveira e o treinador nem quis esperar uma outra proposta de algum dos times que em 2019 terão os seus campeonatos no primeiro trimestre.
“Começo agora no São José, porque em dezembro teremos as avaliações de jogadores e na segunda quinzena de janeiro partiremos para a pré-temporada. Assim, já posso intensificar os contatos com os jogadores que nos interessam e que poderão ficar até abril disputando outros campeonatos”, disse Oliveira.
Na foto (de Tião Martins/TM Fotos), Oliveira comandando um treino do São José durante o campeonato de 2017.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.