Times da região que novamente disputarão mais um Paulista de Futebol Feminino, São José e Taubaté já receberam as informações iniciais sobre o campeonato deste ano. Poucas mudanças ocorreram e o destaque negativo foi a desistência de três das 18 equipes de 2017.
Para evitar gastos iniciais com viagens longas, o campeonato segue com a primeira fase dividida em dois grupos regionalizados. São José, Taubaté, Santos, Corinthians, Portuguesa, Juventus e Centro Olímpico de São Paulo continuam no Grupo 2.
O Embu das Artes passou para o Grupo 1, que perdeu os três desistentes: XV de Piracicaba, Botafogo de Ribeirão Preto e Rio Branco de Americana. Com seis times, o grupo ficou assim: Rio Preto, Ponte Preta, Ferroviária de Araraquara, Audax Osasco, Francana e Embu das Artes.
Como em 2017, os times de cada grupo se enfrentam em turno e returno. Os quatro melhores avançarão à segunda fase e formarão dois novos grupos de quatro. E de cada quadrangular da segunda fase surgirão os dois melhores ao cruzamento do mata-mata das semifinais. Depois, os finalistas decidirão o título também em duas partidas.
O campeonato começará no dia 25 de março e a primeira fase terminará no dia 24 de juntos. A segunda fase irá de 5 de agosto a 9 de setembro. As semifinais serão nos dias 16 e 23 de setembro. E as finais, 30 de setembro e 6 de outubro.
No ano passado, os quatro classificados do Grupo 2 foram: Corinthians (38 pontos e 64 no saldo de gols), Santos (38 e 35 no saldo), São José (26) e Portuguesa (21). Saíram eliminados: Embu das Artes (11), Taubaté (10), Juventus (9) e Centro Olímpico (8).
No Grupo 1, os quatro qualificados foram: Rio Preto (39), Ponte Preta (29), Ferroviária (28) e Osasco Audax (21). Sobraram: XV de Piracicaba (19), Francana (11), Botafogo (9) e Rio Branco (1).
Na segunda fase, o São José (9) foi o terceiro colocado do Grupo 3 e como não chegou às semifinais, também ficou sem uma das quatro vagas na Copa do Brasil deste ano. O Santos (15) e o Rio Preto (12) avançaram e o Audax Osasco (0) terminou em último. No Grupo 4: Corinthians (14), Ponte Preta (10), Ferroviária (7) e Portuguesa (1).
No cruzamento das semifinais, o Rio Preto eliminou o Corinthians e o Santos passou pela Ponte Preta. E nas finais, o Rio Preto superou o Santos e ficou com o título.
O maior dos campeões
O Campeonato Paulista começou a ser disputado em 2007 e o São José, com três conquistas, tem o maior número de títulos. A galeria está assim: São José (campeão em 2012, 2014 e 2015); Botucatu (2008 e 2009), Santos (2010 e 2011), Rio Preto (2016 e 2017) e Ferroviária (2013).
Na foto (São José Futebol Feminino/Divulgação), jogadoras joseenses após um treino da pré-temporada.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.