Regional

São José supera problemas e vai decidir uma vaga do acesso com o Manthiqueira

O time teve desfalques por Covid-19 e a necessidade de utilizar um goleiro contundido e sem reserva

Escrito por Jogando Juntos

02 DEZ 2020 - 20H39 (Atualizada em 02 DEZ 2020 - 20H45)

TV FPF/Reprodução

O São José alcançou as semifinais do Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão e decidirá uma vaga de acesso à Série A-3 contra o Manthiqueira de Guaratinguetá. O time superou desfalques por Covid-19, a necessidade de escalar um goleiro voltando prematuramente de contusão sem reserva no banco e um adversário que começou melhor e abriu o placar.

No sábado passado, pela rodada de ida das quartas e final, o São José foi a Americana e venceu o Rio Branco, por 1 a 0. Por conta da melhor campanha, poderia perder por até um gol de diferença no 1 a 1 do jogo da volta desta quarta-feira, no estádio Martins Pereira. E o time ainda entraria reforçado pela volta do meio-campista Mikaell, conforme preparado no treino da manhã de terça-feira.

No entanto, os resultados de mais uma bateria protocolar de exames de Covid-19, realizada no domingo, chegaram apenas no início da noite de terça-feira e com sete jogadores testados positivos. Entre eles, três que estavam escalados: o goleiro Matheus Lopes, o lateral-direito Juninho e o atacante Lucas Lima.

O goleiro Gustavo Belli e os volantes Bruno Luka, Kaio e Pablo, que ainda nem estreou, completaram a lista e deixaram um problema bem preocupante.

O goleiro Gabriel Félix, titular nas oitavas de final contra a Itapirense, sofreu uma contusão muscular na coxa nos minutos finais do jogo de volta e na ida contra o Rio Branco, em Americana, devolveu a posição para Matheus Lopes. Em condições normais, ele continuaria afastado para alcançar a recuperação plena.

Todavia, com os goleiros Matheus Lopes e Gustavo Belli vetados por Covid-19, Gabriel Félix teve que voltar nesta quara-feira e sem um reserva especialista no banco. O lateral-esquerdo Igor Meneguel, também retornando de contusão, ficou de sobreaviso para o caso de extrema necessidade.

No jogo

Precisando de uma vitória por dois gols de diferença, o Rio Branco começou no ataque e Gabriel Félix não conseguiu esconder que sentia dores quando acionado. Para complicar, aos 11 minutos, um escanteio da esquerda, bem cobrado pelo atacante Thiaguinho, chegou na primeira trave de onde o zagueiro Machado cabeceou no canto direito, abrindo o placar.

Os visitantes tentaram aproveitar o bom momento, mas o São José conseguiu evitar maiores prejuízos. Nem mesmo a contusão do volante Jé, bem substituído por Guatavo Nicola, atrapalhou a reação.

Aos 32 minutos, o centroavante Edinan, que teve nova oportunidade no lugar de Lucas Lima, desceu livre pelo meio e não conseguiu definir a jogada. Na área, ao dividir com o goleiro, ficou reclamando pênalti negado pelo árbitro.

O lance aumentou a confiança dos jogadores, que ainda no primeiro tempo fizeram o gol de empate, também em cobrança de escanteio. Aos 48 minutos, Mikaell levantou da direita, aberto e na segunda trave. O zagueiro Joaquim subiu com imposição e mandou uma cabeçada no canto direito.

O empate por 1 a 1 foi bem valorizado pelo São José no segundo tempo. O time deu poucos espaços para o Rio Branco fazer um segundo gol que possibilitaria a tentativa de um terceiro. Em algumas descidas, os joseenses também tiveram ataques interessantes, justificando o placar final de 1 a 1.

A disputa

O São José, que smava 27 pontos e 9 vitórias, já estava com a melhor campanha assegurada. Por isso, com 28, disputará uma das semifinais contra o classificado com a quarta melhor campanha. O Manthiqueira, que horas antes fez 3 a 2 no Itararé, depois de 1 a 1 no jogo de ida, totalizou 26 e ficou esperando os demais resultados.

Em Presidente Prudente, o Grêmio Prudente devolveu os 2 a 1 sofridos na ida contra o Mauá e avançou com a terceira melhor campanha. Chegou aos mesmos 27 pontos do Bandeirante e perdeu o segundo lugar no saldo de gols. Em Birigui, o time casa marcou 2 a 1 no Osvaldo Cruz e depois de ter perdido por 1 a 0 na ida.

Assim, as semifinais terão São José x Manthiqueira e Bandeirante x Grêmio Prudente. Os dois vencedores subirão à Série A-3 e ainda irão às finas. Com melhor campanha, São José e Bandeirante terão o segundo jogo em casa e a vantagem da igualdade na soma dos pontos e gols.

A tabela das semifinais deverá surgir na manhã desta quinta-feira, divulgada pela Federação Paulista de Futebol e em acordo com os clubes. O jogo de ida do confronto regional deverá ser no sábado, às 15h, em Guaratinguetá. A volta, na quarta-feira da semana que vem, em São José dos Campos, às 17h.

Os times

O São José, do técnico Ricardo Costa: Gabriel Félix; Dener Santos, Raphael, Joaquim e Pavani; Jé (Gustavo Nicola 26´/1º), Mykaell e Neto Alexandre (Mathues Morais 46´/2º); Breno (Bruno Freitas 46´/2º), Edinan (Dener Germano – intervalo) e Santiago (Yan 39´/2º).

O Rio Branco, do técnico Marcos Campagnollo: Felipe Ramos; Pimentel (Patrick 10´/2º), Machado, Crepaldi e Leandro Guizi; Hércules, Gustavo Gomes (Hernandes 32´/2º) e Luís Antônio (Matheus Carioca 10´/2º); David (Matheus Lu – intervalo); Samuel (Brendon 32´/2º) e Thiaguinho.

No estádio Martins Pereira, a equipe de arbitragem contou com: Alysson Fernandes Matias (árbitro), Vitor Carmona Metestaine (assistente 1), Mauro André de Freitas (assistente 2), Flávio Roberto Mineiro Ribeiro (quarto árbitro) e Silvia Regina de Oliveira (avaliador de campo).

TV FPF/Reprodução
TV FPF/Reprodução
O zagueiro Joaquim fazendo o gol do São José


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.