Regional

Seleção Brasileira de rugby fica distante da façanha pela vaga na Copa do Mundo

O time precisava vencer fora de casa por oito pontos de vantagem e o Uruguai fez valer o seu favoritismo

Escrito por Jogando Juntos

25 JUL 2021 - 20H27

Gaspafotos/Sudamerica Rugby Rugby 994 (Gaspafotos/Sudamerica Rugby)

A Seleção Brasileira masculina de rugby ficou distante da façanha que precisava para seguir na disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo França 2023. Na tarde deste domingo, no Uruguai, precisava vencer os donos da casa por oito pontos de diferença, mas o adversário soube impor o seu favoritismo depois de um primeiro tempo equilibrado.

Depois de um primeiro tempo em que mostrou valentia na disputa da bola e controlou as ações, o Brasil acabou perdendo de virada para o Uruguai por 36 a 13 em partida realizada hoje à tarde no estádio Charrúa, em Montevidéu. A derrota significa que os Tupis não têm mais chances de participar da Copa do Mundo de 2023 e adiam o sonho para a próxima edição do torneio em 2027.

O triangular sul-americano terminou com os anfitriões Los Teros em primeiro lugar, somando duas vitórias e nove pontos (ponto bônus por marcar mais que quatro tries contra o Brasil). A seleção chilena ficou na segunda posição com uma vitória e cinco pontos (um ponto de bonificação defensivo por sofrer menos que sete pontos contra o Uruguai). Uruguai e Chile avançam para a próxima fase das eliminatórias para enfrentar Estados Unidos e Canadá.

O jogo

O jogo começou com os Tupis marcando presença no campo adversário e com ligeiro domínio de scrums e laterais. Logo aos 4 minutos abriram o placar com um penal assinalado por Moisés Duque. Los Teros reagiram aos 16 minutos por meio do try de Rodrigo Pisano. Nesta etapa, o abertura uruguaio Felipe Pisano errou dois penais e duas conversões. Os Tupis deram o troco aos 21 minutos com mais um penal convertido por Duque.

A alternância no placar foi a tônica do primeiro tempo e aos 31 minutos o árbitro de vídeo (TMO – Television Match Official) confirmou novo try uruguaio, desta vez completado pelo back Gaston Valente, principal nome do jogo. Já nos descontos, o maul dos Tupis, liderado por Leonel Moreno, culminou em um penalty try, que vale cinco pontos, e os brasileiros foram para o intervalo com 13 a 10 a favor.

O segundo tempo veio com reação dos donos da casa, que aceleraram as jogadas. Os uruguaios marcaram mais três tries (dois de Gaston Valente), uma conversão e obtiveram um penalty try aos 65 minutos, segurando a vantagem até o apito final.

Sistema de disputa

Na terceira etapa das Eliminatórias, Uruguai e Chile enfrentam as duas melhores equipes da América do Norte. O primeiro jogo é entre o melhor classificado da América do Sul e o melhor da América do Norte. O vencedor deste jogo se classifica diretamente à Copa do Mundo.

O derrotado enfrenta quem ganhar o jogo entre os segundos colocados de cada continente. Quem vencer esse confronto também carimba seu passaporte para a Copa do Mundo. O perdedor ainda tem uma última chance de classificação: disputar uma repescagem mundial em formato quadrangular contra seleções da Europa, Ásia/Oceania e África.

A tabela

Jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023

Primeira Fase

Brasil 29 x 0 Paraguai – 26.06 – São José dos Campos (SP)

Segunda Fase

Brasil 13 x 23 Chile – 11.07 – Montevidéu (Uruguai)

Chile 10 x 15 Uruguai – 18.07 – Montevidéu (Uruguai)

Brasil 13 x 36 Uruguai – 25.07 – Montevidéu (Uruguai)

Terceira Fase

Jogo 1 – Uruguai x 1º América do Norte – data e local a definir

Jogo 2 – Chile x 2° América do Norte – data e local a definir

Jogo 3 – Perdedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – data e local a definir

O perdedor do Jogo 3 ainda terá a chance de participar de uma repescagem mundial com mais três seleções de África, Europa e Ásia/Oceania. Mais detalhes ainda serão divulgados pela World Rugby.

Gaspafotos/Sudamerica Rugby
Gaspafotos/Sudamerica Rugby
Gustavo Valente partindo para mais um trie da vitória uruguaia


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.