Por Valtencir Vicente Em Regional

Sub-17 do Taubaté segura o Corinthians e faz história

Time consegue uma classificação inédita às quartas de final do Paulista

O time sub-17 do Taubaté está comemorando uma inédita classificação às quartas de final do Campeonato Paulista da categoria. O desafio deste sábado, que era segurar o Corinthians no estádio do Parque São Jorge, foi alcançado em um empate por 1 a 1.

O Taubaté quando recebeu o Corinthians no jogo de ida e perdeu no Volkswagen Clube por 2 a 1 (Foto: José Roberto Correa)

O Taubaté quando recebeu o Corinthians no jogo de ida e perdeu no Volkswagen Clube por 2 a 1, na rodada de abertura do grupo

José Roberto Correa

O campeonato começou com 59 times que na categoria profissional estão distribuídos nas séries A-1, A-2 e A-3. O Taubaté começou no Grupo 8, de sete participantes que se enfrentaram em turno e returno, disputando três vagas.

O Taubaté chegou em terceiro, com 22 pontos. O Flamengo de Guarulhos foi o segundo, com 23 e o Corinthians, o líder disparado, totalizou 34. Saíram, eliminados: Santo André (14 pontos), São José dos Campos Futebol Clube (11), União de Mogi das Cruzes (10) e São José Esporte Clube (6).

Na segunda fase, o Taubaté disputou um quadrangular valendo duas vagas e chegou em segundo, com 9 pontos. O São Paulo terminou na frente, com 13. O Atibaia (7) e o Grêmio Prudente (4) sobraram.

Agora, na terceira fase, mais um quadrangular e com o Taubaté conquistando a segunda vaga, classificando-se junto com o Diadema. O Corinthians e o Guarani sobraram.

Neste sábado, na última rodada, o Taubaté precisava de um empate no Parque São José e voltou com o placar de 1 a 1. O Diadema, visitando o eliminado Guarani, também necessitava de um empate e o resultado foi o mesmo.

Taubaté, Diadema e Corinthians terminaram juntos, com nove pontos e o Guarani sobrou conquistando apenas três. Nos critérios para desempate, o Taubaté superou o Corinthians no saldo de gols, por 2 contra 0. E perdeu a primeira posição para o Diadema no número de cartões vermelhos, tendo duas expulsões contra nenhuma do concorrente.

O empate

No estádio do Parque São Jorge, o Corinthians abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo, marcando o atacante Gabriel. Mas logo no minuto seguinte, o empate do Taubaté veio com o lateral-esquerdo Diego. Na sequência, em uma partida de dois tempos de 40 minutos, os corintianos atacaram muito no segundo, mas os taubateanos tiveram a resistência necessária.

Dirigido pelo técnico Fred Testa Júnior, o Taubaté formou com: João Gabriel; Lucas Sampaio, Hiago e Alberto (Vitor Yamasaki  40´/1º); Bruno, Zé Vítor, Júlio, Gabriel Monteiro e Diego (Vinícius 11´/2º); Léo (Lucas 16´/2º) e Gabriel Davy. Permaneceram na reserva: Rafael, Tiago, Victor Hugo e Pedro Henrique.

A sequência

O próximo adversário do Taubaté será o Red Bull de Campinas. Sobre a última rodada da terceira fase e a sequência do campeonato, o site da Federação Paulista de Futebol divulgou o seguinte texto:

A sexta e última rodada da terceira fase do Campeonato Paulista Sub-17 foi disputada neste sábado e os oito classificados para as quartas de final estão definidos. Marcada pelo equilíbrio, a competição teve disputas até o último minuto e vagas decididas pelos critérios de desempate.

No Grupo 18, Santos e São Paulo garantiram a classificação. O time da capital bateu o Rio Branco por 5 a 0 e garantiu a primeira colocação, enquanto o Santos, com um empate por 1 a 1 contra o Juventus, ficou em segundo.

O Grupo 19 foi marcado pelo equilíbrio. Nesta rodada, Corinthians e Taubaté empataram por 1 a 1, mesmo resultado do confronto entre Guarani e Diadema. Com isso, Diadema e Taubaté, ambos com dez pontos, se classificaram e o Corinthians, com a mesma pontuação, mas um saldo de gols inferior, está fora das quartas de final.

No Grupo 20, o Desportivo Brasil goleou o Novorizontino por 4 a 0 e garantiu classificação. O time de Novo Horizonte, mesmo com a derrota, já tinha a primeira colocação assegurada. Na outra partida, o Ituano bateu o Lemense por 2 a 1 e os dois times deram adeus à competição.

Em um final completamente embolado, com os quatro times empatados com oito pontos, o Grupo 21 foi decidido pelos critérios de desempate. O Red Bull Brasil, mesmo com derrota por 1 a 0 para a Ponte Preta, ficou em primeiro pelo saldo de gols. Em segundo, veio a Portuguesa, que bateu o Água Santa por 2 a 0 e se classificou por ter mais gols marcados do que o time de Diadema.

Confira os confrontos das quartas de final: São Paulo x Desportivo Brasil, Novorizontino x Santos, Diadema x Portuguesa e Red Bull Brasil x Taubaté.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valtencir Vicente, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.