Regional

Taubaté é uma das sedes do festival paralímpico programado para 70 cidades

O evento é destinado à divulgação e popularização do esporte adaptado às crianças e jovens

Escrito por Jogando Juntos

03 DEZ 2021 - 15H26

CPB/Divulgação

O Festival Paralímpico Loterias Caixa, evento do Comitê Paralímpico Brasileiro destinado à divulgação e popularização do esporte adaptado às crianças e jovens, acontece neste sábado, 04 de dezembro, em 70 cidades do Brasil.

No Vale do Paraíba, a sede será Taubaté, município que é referência no paradesporto por meio do Programa Esporte Para Todos. Esta será a segunda vez que a cidade será uma das sedes do Festival Paralímpico, já que em 2019 a cidade também foi uma das escolhidas para receber o evento.

As atividades em Taubaté acontecerão na Escola Madre Cecília – CEMTE (Centro Educacional Municipal Terapêutico Especializado), localizada no bairro Novo Horizonte, das 8h às 12h. A entrada é aberta ao público.

Crianças e jovens com deficiência, de 10 a 18 anos, vão participar de atividades na sede taubateana, contabilizando mais de 100 inscritos. O evento contará com apoio da Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2018, com exceção de 2020, quando foi suspenso por causa da pandemia. O objetivo do Festival é promover atividades físicas e brincadeiras lúdicas entre os participantes, a fim de iniciá-los no esporte de uma maneira assertiva e prazerosa.

Cada sede irá disponibilizar três modalidades adaptadas. Em Taubaté, a garotada terá vivências práticas no Parabadminton, Futebol de 5 (modalidade adaptada para pessoas com deficiência visual), e Paratletismo.

Referências

As crianças também terão como atração a presença de diversos Atletas Paralímpicos do Programa Esporte Para Todos. Do Atletismo, destaques para a dupla que esteve nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o medalhista de Ouro no Lançamento de Disco Alessandro “Gigante” da Silva, e Michel Gustavo, finalista do Salto em Distância. No Parabadminton, Márcio Dellafina, medalhista no último Campeonato Sul Americano da modalidade também estará presente, interagindo e jogando com a garotada.

Segundo balanço prévio do Comitê Paralímpico Brasileiro, na atual edição a presença de crianças e adolescentes com deficiência intelectual deve ser recorde e a maioria entre os participantes do evento. Entre os inscritos para o evento, até o começo de novembro, cerca de 46% têm deficiência intelectual. Participantes com deficiência física representam 16,2% das inscrições, enquanto com autismo correspondem a 10,7%.

O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021 também acompanhará o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 03 de dezembro.

CPB/Divulgação
CPB/Divulgação
Alessandro da Silva competindo nos Jogos Paralímpicos do Japão


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.