O Taubaté Vôlei inicia nesta terça-feira a sua participação em mais uma Superliga. Depois de três decisões já disputadas neste início de temporada apertada pela pandemia, o time vai embalado porque nas duas últimas derrotou o outro favorito ao título, o tradicional Cruzeiro.
Em busca de seu segundo título nacional, equipe taubateana viaja até Minas Gerais para seu primeiro compromisso na competição vivendo ótimo momento após títulos do Super Vôlei e da Supercopa
Nesta terça-feira, 03 de novembro, o EMS Taubaté Funvic inicia mais uma caminhada na mais importante competição nacional do voleibol, a Superliga Banco do Brasil Masculina.
O time taubateano fará sua estreia contra o Azulim/Gabarito/Uberlândia (MG), fora de casa, às 21h30, no ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG). A partida será transmitida ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 2.
Esta será a oitava participação do EMS Taubaté Funvic na Superliga Masculina de Vôlei. A equipe tem em sua história o título da temporada 2018/2019, o vice-campeonato da temporada 2016/2017, e na última edição da Superliga – encerrada prematuramente por conta da pandemia de COVID – terminou como melhor equipe. Liderava antes da 22ª e última rodada da fase de classificação.
O time taubateano vem tendo um início de temporada muito positivo, tendo conquistado dois dos três torneios que já disputou nestes primeiros meses de atividade. Após o vice-campeonato Paulista, os comandados do técnico Javier Weber faturaram o Super Vôlei Banco do Brasil, torneio realizado em Belo Horizonte, e também a Supercopa masculina, disputada na última sexta-feira em Campo Grande (MS). Os dois troféus foram conquistados com vitórias sobre o Sada Cruzeiro (MG), com vitórias de 3 a 0 e 3 a 2, respectivamente.
O bom momento taubateano serve como combustível tanto para os mais jovens do elenco, quanto para quem vai para sua sétima Superliga vestindo a camisa do EMS Taubaté Funvic, que é o caso do levantador e capitão Rapha.
“É um enorme prazer estar disputando minha sétima Superliga pelo Taubaté. É uma história que eu tenho muita honra e carinho de estar participando. O legal é que cada ano que iniciamos uma Superliga é diferente, tem suas peculiaridades, e é sempre motivador. Este ano não é diferente, o grupo está bem confiante, estamos vivendo um momento bom, não só pelos títulos, mas pelo trabalho como um todo que vem sendo desenvolvido”, destaca Rapha.
Para o levantador, a edição 2020/2021 da Superliga, apesar das dificuldades que todos os clubes enfrentaram e estão enfrentando por conta da pandemia do COVID, será mais uma competição muito dura. “A Superliga é um campeonato longo e muito difícil. Para o Taubaté existe também a carga de ser um dos times mais tradicionais e cotado para o título. Isso se transforma sempre em mais responsabilidade para nós, e os times teoricamente mais fracos sempre entram para nos enfrentar com mais tranquilidade, jogando mais soltos, e isso dobra a nossa responsabilidade em buscar a vitória. Mas temos um grupo muito bom, jogadores rodados, mesclados com jovens valores, e essa responsabilidade é uma motivação a mais para buscarmos fazer uma temporada vitoriosa”, completou o capitão.
O comandante
Se por um lado Rapha vai para sua sétima Superliga pelo Taubaté, no banco o técnico Javier Weber, que já disputou – e venceu – outras edições da competição, vai para sua primeira Superliga no comando taubateano. O treinador destaca que o adversário da primeira rodada promete ser difícil.
“Sem dúvidas um dos grandes objetivos nossos nessa temporada é a Superliga. Faremos essa estreia fora de casa, contra o Uberlândia que é um time de muito respeito. Eles fizeram um campeonato mineiro muito bom, ficaram muito perto de ganhar do Sada Cruzeiro nas semifinais e jogando muito bem. É uma equipe jovem, de muita qualidade técnica, e nós temos que ter total atenção e concentração para buscar esse resultado lá.”, comentou Javier Weber.
O técnico do EMS Taubaté Funvic também destacou o bom momento do time taubateano nesta véspera de estreia no nacional. “Hoje nosso time está num momento de confiança, de crescimento tático e técnico, e precisamos manter esse espírito. A Superliga é um caminho longo, uma primeira fase de 22 rodadas e que sempre requer muita concentração e foco em cada jogo para cumprirmos os nossos objetivos. Tenho confiança que estamos no caminho certo e agora finalmente começando a competição, acredito que nosso rendimento tende a crescer ainda mais com as sequências de jogos”, finalizou.
O Adversário da estreia, o Azulim/Gabarito/Uberlândia (MG), entra na edição 2020/2021 da Superliga Banco do Brasil masculina como uma das novidades na elite. O clube mineiro disputou a Superliga B na temporada passada, terminando na segunda colocação e garantindo o acesso para a primeira divisão nacional. A equipe disputou o Campeonato Mineiro de Vôlei 2020 e chegou às semifinais, sendo eliminado pelo Sada Cruzeiro.
A competição
A Superliga Banco do Brasil Masculina de Vôlei 2020/2021 e disputada por 12 equipes: EMS Taubaté Funvic (SP), SESI-SP, Vôlei Renata (SP), Vôlei UM Itapetininga (SP), Vedacit Guarulhos (SP), Sada Cruzeiro (MG), APAN/ELEVA/Blumenau (SC), Pacaembu Ribeirão (SP), Minas Tênis Clube (MG), Caramuru Vôlei (PR), Montes Claros América Vôlei (MG) e Azulim/Gabarito/Uberlândia (MG).
A primeira fase é disputada em turno e returno, com todos os times se enfrentando em jogos de ida e volta, num total de 22 rodadas. Os oito melhores da primeira fase avançam para as quartas de final. Os dois últimos da primeira fase serão rebaixados para a Superliga B.
Os playoffs (quartas de final, semifinais e finais) serão disputados todos em séries de melhor de três jogos.
Vitórias por 3 a 0 ou 3 a 1 dão 3 pontos ao vencedor e nenhum ao perdedor. Vitórias por 3 a 2 dão 2 pontos ao vencedor e um ponto ao time derrotado.
A primeira rodada já está em andamento. Começou no sábado com: Ribeirão Preto 0 x 3 Minas e Sesi-SP 3 x 1 Caramuru-PR. No domingo: Guarulhos 0 c 3 Cruzeiro. Prossegue nesta terça-feira com: Uberlândia-MG x Taubaté e América-MG x Campinas. O jogo entre Itapetininga x Blumenau foi reprogramado para o dia 18.
Por conta da pandemia de COVID, todos os jogos da Superliga Banco do Brasil serão realizados sem a presença de público nos ginásios. Os clubes seguirão um rígido protocolo de segurança sanitária pré-estabelecido pela CBV.
Histórico
O EMS Taubaté Funvic na Superliga Masculina de Vôlei
2013/2014: 10º colocado
2014/2015: Chegou até as semifinais
2015/2016: Chegou até as semifinal
2016/2017: Vice-Campeão
2017/2018: Chegou até as semifinais
2018/2019: CAMPEÃO
2019/2020: 1º colocado (*A competição foi dada como encerrada faltando uma rodada para o final da primeira fase. Os playoffs não foram disputados por conta da pandemia de COVID. O EMS Taubaté Funvic teve a melhor campanha entre os 12 clubes que disputaram a primeira fase.
O roteiro
1ª Fase / 1º Turno
1ª Rodada
03/11 – 21h30 – Azulim/Gabarito/Uberlândia (MG) x EMS Taubaté Funvic
2ª Rodada
06/11 – 19h00 – EMS Taubaté Funvic x Vedacit Guarulhos (SP)
3ª Rodada
11/11 – 19h00 – APAN Eleva Blumenau (SC) x EMS Taubaté Funvic
4ª Rodada
15/11 – 21h30 – EMS Taubaté Funvic x Minas Tênis Clube (MG)
5ª Rodada
21/11 – 21h30 – Pacaembu Ribeirão (SP) x EMS Taubaté Funvic
6ª Rodada
26/11 – 21h30 – EMS Taubaté Funvic x Vôlei UM Itapetininga (SP)
7ª Rodada
29/11 – 21h30 – Vôlei Renata (SP) x EMS Taubaté Funvic
8ª Rodada
04/12 – 19h00 – EMS Taubaté Funvic x SESI-SP
9ª Rodada
09/12 – 19h00 – Caramuru Vôlei (PR) x EMS Taubaté Funvic
10ª Rodada
12/12 – 19h00 – EMS Taubaté Funvic x Montes Claros América Vôlei (MG)
11ª Rodada
19/12 – 21h30 – Sada Cruzeiro (MG) x EMS Taubaté Funvic
Datas, horários e locais dos jogos podem sofrer alteração de acordo com as necessidades dos clubes, da CBV ou das emissoras que transmitem a Superliga.
Elenco 2020/2021
Ponteiros: Douglas Souza, Maurício Borges, João Rafael e João Franck.
Centrais: Lucão, Maurício Souza, Riad e Bruno Biella.
Levantadores: Rapha, Bruno Rezende e Fabiano.
Opostos: Felipe Roque e Gabriel Cândido.
Líberos: Thales e Vitor Yudi.
Comissão Técnica
Técnico: Javier Weber
Assistente Técnico: Maurício Thomas
Supervisor/Assistente Técnico: Giuliano Ribas
Preparador Físico: Renato Sérgio Bacchi
Assistente de Preparação Física: Caetano José dos Santos
Fisioterapeuta: Miguel Ambrósio
Fisioterapeuta 2: Maicon Douglas
Analista de Desempenho: Alexandre Leal
Massoterapeuta: Kleeva Albuquerque
Auxiliar de quadra: José Carlos Vieira (Branco)
Nutricionista: Daniela Squarcini
Administrativo: Rafael Oliveira
Fisiologista: Tiago Fukugauti
Gerente: Ricardo Navajas
Estrutura
Naming Rights: EMS
Apoiadores institucionais: Funvic e Prefeitura de Taubaté
Master: EcoTaubaté, Havan e Versen
Patrocinadores Gold: Grupo Milclean, Pacaembú, Ribercred, Assaí, SHA, Hydrostec, Tarumã e Grupo Tubarão
Patrocinadores Prata: Taubaté Shopping, MRV, Sesé, Tarumã, Inter Construtora, Quintas de Santa Cruz e Farmaconde
Apoiadores: Point Vision, Policlin, Gran Continental Hotel, Sorridents, Hajax, Plani e Phytomed.
Fornecedor de Material: RT Sports
Assessoria de Imprensa – Maxx Sports – Estratégias em Comunicação & Marketing
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.