Regional

Taubaté Vôlei reage e vence na primeira partida das finais da Superliga

O tiime marcou 3 a 2 no Minas e passou a depender de uma nova vitória na sexta-feira para ser campeão

Escrito por Jogando Juntos

14 ABR 2021 - 22H27

William Lucas/Inovafoto/CBV

O Taubaté Vôlei reagiu de acordo com as necessidades, devolveu uma virada de placar e venceu o primeiro jogo das finais da Superliga. Na noite desta quarta-feira, fez 3 a 2 no Minas Tenis Clube, no ambiente controlada da bolha do Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, Rio de Janeiro. Agora, na sexta-feira, outra vitória valerá o título da temporada a derrota provocará uma terceira partida de desempate, no domingo.

Em um primeiro set quase perfeito, principalmente nos bloqueios, o Taubaté venceu o primeiro set, por 25 a 18. O Minas virou ganhando os dois sets seguintes por 25 a 22 e 25 a 23. Reagindo, os taubateanos fizeram 25 a 16 no quarto set e depois, no tie-break, 15 a 11.

Na eleição dos internautas, o taubateano Douglas Souza foi eleito o melhor em quadra. No entanto, ao receber a premiação, o ponteiro fez questão de exibir o Troféu Viva Vôlei junto com o oposto Felipe Roque.

O jogo

O primeiro set começou com o EMS Taubaté Funvic sacando muito bem, forçando erros do Minas e bloqueando com efetividade. Os taubateanos abriram 4 a 0 nos primeiros minutos, fazendo a equipe adversária já pedir tempo. O Taubaté chegou a abrir 5 pontos de frente, mas o Minas entrou no jogo e equilibrou as ações, crescendo na defesa. O Taubaté se manteve com pequena vantagem no placar aproveitando bem a virada de bola, especialmente com os ponteiros. Com ótimo volume de jogo defensivo e com o bloqueio trabalhando bem até o final do período, o Taubaté encaminhou a vitória por 25 a 18, em 30 minutos.

O segundo set começou mais equilibrado, com as duas equipes buscando forçar o saque. O Taubaté manteve o bom volume no sistema defesa/bloqueio, enquanto o Minas passou a errar menos e foi mais efetivo nas viradas de bola. O time mineiro foi melhor ao longo da primeira metade do set, e se manteve à frente do placar. O Taubaté voltou a encaixar o saque e buscou a virada em 18 a 17. A partir daí o jogo seguiu muito equilibrado. O Taubaté cometeu mais erros e apesar de ter salvo um set point adversário, o Minas fechou em 25 a 22, em 31 minutos.

O terceiro set foi novamente bem equilibrado do começo ao fim. O EMS Taubaté Funvic não conseguiu repetir a mesma efetividade no saque, mas melhorou sua linha de passe e trabalhou bem nas viradas de bola. O Minas cresceu no ataque e teve bom volume de jogo defensivo, aproveitando os contra-ataques. As duas equipes se alternaram na liderança do placar, sempre por pequena vantagem. O Minas foi melhor no bloqueio e na defesa, e encaminhou a vitória por 25 a 23, em 34 minutos, virando o jogo.

O quarto set foi novamente equilibrado, mas com o EMS Taubaté Funvic ligeiramente melhor. Voltando a bloquear com maior efetividade e sacando bem, a equipe taubateana conseguiu manter a liderança no placar desde o começo. O Minas errou mais no set e não conseguiu reagir. O Taubaté manteve o saque forçado e complicou a recepção do

Minas. Com mais efetividade defensiva e aproveitando os contra-ataques, o EMS Taubaté Funvic fechou em 25 a 16, em 24 minutos, empatando a partida.

O Tie-Break começou nervoso com os times buscando o saque forçado. O jogo seguiu ponto a ponto, sem que nenhuma das equipes conseguisse abrir vantagem. O Taubaté foi mais efetivo no saque, errando menos no serviço. O Minas cometeu muitos erros e não conseguiu repetir a efetividade na virada de bola. Em um final de jogo tenso, o Taubaté foi melhor na virada de bola, e fechou em 15 a 11, vencendo por 3 sets a 2. A partida teve duração total de 2h32.

Os times

O Taubaté, do técnico Javier Weber, no recente jogo das semifinais contra o Campinas entrou com: Bruninho Rezende (levantador), Maurício Souza (central), Maurício Borges (ponteiro), Douglas Souza (ponteiro), Lucão (central), Felipe Roque (oposto) e Thales (líbero). Começaram no banco: Rapha (levantador), Bruno Biella (central), Vitor Yudi (líbero), Gabriel Cândido (oposto), João Rafael (ponteiro), João Franck (ponteiro) e Riad (central).

O Minas, do técnico Nery Tambeiro, na recente partida contra o Itapetininga entrou com: William (levantador), Matheus Pinta (central), Lazo (ponteiro), Honorato (ponteiro), Gustavão (central), Escobar (oposto) e Maique (líbero). Começaram no banco: Varela (ponteiro), Jonatas (ponteiro), Paulo (oposto), Lucas (oposto), Gustavo Orlando (levantador), Juninho (central) e Arthur Bento (ponteiro).

A dupla de arbitragem contou com: Rogério Espicalsky (ES) e Ângela Grass (RS).

A tabela

Primeira rodada

14.04 (quarta-feira) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Minas Tênis Clube (MG), às 19h, no CDV, em Saquarema (RJ) – SPORTV 2 – (25/18, 22/25, 23/25, 25/16 e 15/11)

Segunda rodada

16.04 (sexta-feira) – Minas Tênis Clube (MG) x EMS Taubaté Funvic (SP), às 19h, no CDV, em Saquarema (RJ) – SPORTV 2

Terceira rodada (se necessário)

18.04 (domingo) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Minas Tênis Clube (MG), às 19h, no CDV, em Saquarema (RJ) – SPORTV 2

William Lucas/Inovafoto/CBV
William Lucas/Inovafoto/CBV
Felipe Roque atacando e Escobar tentando o bloqueio


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.