Esporte

Santos é condenado a seis jogos com portões fechados

Clube cumprirá punição na Série B

Escrito por Isabela Sardinha

31 JAN 2024 - 16H40

Gabriela Brino

A 3ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) emitiu uma punição ao Santos devido aos tumultos ocorridos na Vila Belmiro durante a partida contra o Fortaleza, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto não só selou o rebaixamento do Santos para a Série B, mas também resultou em medidas disciplinares severas para o clube.

+ Leia mais notícias do Esporte

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A decisão do STJD estipula que o Santos disputará seis partidas com portões fechados na Série B e terá que pagar uma multa de R$ 100 mil. O clube ainda tem a opção de recorrer da decisão ao pleno do STJD.

O Santos foi denunciado com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que aborda a falta de ações para prevenir e reprimir desordens em sua praça esportiva, invasões de campo e lançamento de objetos durante eventos esportivos. O procurador do caso inicialmente solicitou a pena máxima, citando reincidências de incidentes semelhantes na Vila Belmiro em 2022 e 2023.

O advogado de defesa do Santos, Luis Eduardo Barbosa, argumentou que o clube fez todo o possível para evitar a confusão e pleiteou a absolvição. Em caso de impossibilidade de absolvição, sugeriu punições alternativas, como a interdição de áreas específicas do estádio. No entanto, o relator e outros membros do STJD optaram por impor a pena de seis jogos com portões fechados, duas partidas atuando fora da Vila Belmiro e multa de R$ 100 mil.

A discussão durante a sessão envolveu a eficácia das punições para prevenir incidentes futuros, bem como a responsabilidade dos clubes em relação às ações de seus torcedores. A decisão pode ser objeto de recurso por parte do Santos, acrescentando mais um capítulo a esse episódio conturbado na história recente do clube.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Sardinha, em Esporte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...