Ingredientes
- 400 g de quiabo
- 1 limão (opcional)
- 1 xícara (chá) de amendoim torrado sem casca
- 150 g de camarão seco descascado
- 1 xícara (chá) de castanha-de-caju torrada
- 1 dente de alho
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado
- 1 xícara (chá) de coentro e cebolinha picados
- 1 copo de água (para o liquidificador)
- 3 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 1 cebola grande
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 300 ml de água (para o cozimento)
Preparo
Comece cortando em quiabo no sentido do comprimento em pequenos pedaços picados com a ajuda de uma faca bem afiada (lembre-se de descartar as extremidades do vegetal). Em seguida, coloque-o em uma bacia, acrescente o suco de 1 limão e deixe de molho por pelo menos 20 minutos - essa é uma dica opcional para quem quiser tirar a baba do quiabo antes de fazer o caruru. Depois, é só secar com um pano de prato limpo.
No liquidificador, bata o amendoim, o camarão, a castanha, o dente de alho, o gengibre, o coentro e a cebolinha junto com o copo de água até formar uma pasta. Em seguida, coloque o azeite de dendê uma panela, acrescente a cebola e refogue até ficar bem douradinho. Junte o quiabo picado, tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue por 15 minutos em fogo baixo, mexendo sem parar. Caso seja necessário, acrescente 100 ml de água para ajudar no cozimento.
Depois, junte a pasta de camarão, o restante da água e misture bem. Deixe cozinhar, ainda em fogo baixo, por mais ou menos 20 minutos, mexendo sempre para não queimar. Verifique o sabor e, se necessário, ajuste o sal. Quando o caroço do quiabo estiver rosado, desligue o fogo e sirva o caruru ainda quente.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.