Umas das festas mais aguardadas na região do fundo do Vale, mais precisamente em Guaratinguetá e Aparecida, é a Páscoa.
Pois junto dela vem a comemoração do Dia de São Benedito (em Guará comemorada na segunda pós-Páscoa e em Aparecida na Segunda da Semana Seguinte.
Esse período é fortemente acompanhado pela Paçoca. Um doce feito com Amendoim, Açúcar e Farinha, geralmente socado no Pilão, que em todas famílias a preparação, que é realizada semanas antes à páscoa, torna-se um evento!
Nessas Cidades ocorrem a Famosa Cavalaria de São Benedito no Domingo de Páscoa, e na segunda existe toda uma tradição gastronômica por trás da comemoração do dia de São Benedito.
O Dia começa com um Café da Manhã reforçado, cuja benção é realizada pelo Padre da região (esse café é servido por pessoas devotas do Santo em vários pontos da Cidade).
O Almoço, que sempre é servido pelo Rei e pela Rainha de São Benedito (“cargos” que a cada ano tem um casal escolhido, mas sempre da comunidade).
O menu é servido é Arroz, Feijão, Legumes e a sempre maravilhosa Carne de Panela com Batatas.
E no final do dia o mais tradicional símbolo da festa – A famosa distribuição de Doces de São Benedito, geralmente são os doces de abóbora, batata doce, mamão...
E de onde vem essa tradição?!
A tradição da distribuição de doces de São Benedito tem suas raízes na devoção dos negros africanos a Nossa Senhora do Rosário, também conhecida como Nossa Senhora dos Homens Negros. Esta devoção foi trazida ao Brasil e, com o tempo, associou-se a São Benedito, um santo negro e descendente de escravos.
A distribuição de doces é uma forma de homenagear São Benedito, que era conhecido por sua generosidade, especialmente para com os pobres e necessitados. Segundo a lenda, ele adorava doces e sempre fazia questão de que não faltasse sobremesa aos necessitados, o que deu origem à tradição de distribuir doces durante as festividades em sua honra.
E para comemorar essa data vamos aprender uma receita de doce de Abóbora?!
1/2
Ingredientes:
1kg de abóbora descascada e em pedaços (tipo moranga, ou pescoçuda)
1/2 kg de açúcar refinado
200 ml de água
1 unidades de canela em pau
3 unidades de cravo-da-índia
300g de Coco ralado em flocos
Como Fazer
1. Numa panela de pressão, coloque a água, a abóbora, o açúcar e as especiarias nessa ordem.
2. Leve ao fogo alto. Assim que começar a ferver, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos.
Desligue, deixe a pressão sair sozinha, se possível deixe a panela “parada” por umas 3 horas, até esfriar completamente.
Abra a tampa, misture o coco ralado e volte ao fogo baixo (sem tampa) por 10 minutos.
3. Espere esfriar, e guarde em vidro esterilizado e bem fechado, na geladeira.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.