A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, entre os dias 8 e 11 de outubro, a tradicional “Operação Padroeira”, uma ação do programa “UNITAU na sua vida”, da Pró-reitoria de Extensão (PREX), que oferece serviços de saúde e bem-estar aos peregrinos que seguem em romaria em direção à Aparecida (SP).
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A iniciativa é organizada pela PREX e conta com a participação de aproximadamente 500 universitários dos cursos da área da saúde, como Medicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia e outras áreas, sempre supervisionados por professores e colaboradores da Universidade.
A expectativa é atender cerca de 50 mil romeiros. Entre os serviços de saúde oferecidos estão: aferição de pressão arterial, curativos, massagens e orientações de saúde. Neste ano também haverá orientação de prevenção à exposição solar, além da distribuição de protetor solar. Os atendimentos acontecerão durante os períodos da manhã, tarde e noite, com o objetivo de prestar cuidados imediatos, oferecer acolhimento e incentivo aos peregrinos.
Para a Pró-reitora de Extensão da UNITAU, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa, a ação é uma oportunidade de formação integral. “Ao realizarem atendimentos fora do campus, os estudantes vivenciam o verdadeiro sentido do cuidado humanizado e do compromisso social. É uma experiência transformadora, que fortalece o aprendizado e a cidadania”, destaca.
Neste ano, a UNITAU estará presente em diferentes pontos da Via Dutra, acompanhando os peregrinos ao longo da jornada: Km 126 – Caçapava; Km 110 – Taubaté; Km 108 – Taubaté; Km 99 – Pindamonhangaba e Km 75 – Aparecida.
A organização da operação começou em agosto, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e pontos de apoio parceiros, definindo locais de atuação e cuidados especiais para esta edição. A logística de materiais envolve diversos setores da Universidade, como o Departamento de Obras e Manutenção e o Núcleo de Eventos.
Com todos os cuidados preparados para atender o grande fluxo de pessoas, a coordenadora da Operação Padroeira, Profa. Dra. Amanda Romão de Paiva, reforça a mensagem de acolhimento que move a ação. “Tudo foi preparado com muito carinho, dedicação e esforço para que os peregrinos sejam bem recebidos. Queremos aliviar a dor física, incentivar que cheguem com saúde a Aparecida e dar forças para que continuem firmes até o fim da caminhada”.
Sabesp inaugura novas lojas de atendimento em São José e Taubaté
Unidades funcionam com horário comercial e atendimento por agendamento
RMVale tem 9 casos suspeitos de intoxicação por metanol
São José lidera com 6 suspeitas
Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, confirma ministro
Daniel Noboa foi alvo de atentado durante evento público
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.