Por Meon Em Caraguatatuba

Conheça as 17 praias de Caraguá e faça o seu roteiro para a próxima viagem ao Litoral Norte

Cidade oferece de águas tranquilas para idosos e crianças até ondas gigantes para surfistas

Conheça as 17 praias de Caraguá, cada uma delas tem uma característica peculiar.

praia_brava_ecoviagem

Praia Brava

Ecoviagem/Reprodução

Praia Brava

A Brava fica entre as praias do Capricórnio, ao norte, e a de Martin de Sá, ao sul. Ela fica a 4 quilômetros do centro da cidade. O local não tem quiosques nem restaurantes. Mas a falta de infraestrutura é compensada pela beleza do local. Conhecida por poucos, a Praia Brava é uma das preferida pelos surfistas. Pescaria e mergulho também são praticados ali. Banhistas devem ficar atentos porque a Brava é uma praia de tombo e tem ondas e correntes bem fortes, comuns em qualquer época do ano. O acesso para a praia Brava é feito pela Martin de Sá. São quase 2 quilômetros de estrada e mais 200 metros de caminhada. O estacionamento no local é precário, por isso muitas pessoas deixam o carromno início da estrada e fazem o resto do percurso a pé.

praia_da_cocanha

Praia da Cocanha/Divulgação

 

Praia da Cocanha

O turista que segue pela rodovia Rio-Santos em direção à Ubatuba pode acessar a praia da Cocanha logo após a foz do Rio Gracuí, que a separa da praia de Massaguaçu. São 11 quilômetros do centro da cidade. A localidade tem boa infraestrutura que oferece a turistas e banhistas restaurantes, quiosques e lanchonetes, além de estacionamento. A praia tem águas tranquilas e límpidas, perfeita para crianças e idosos. A falta de ondas é em razão do Ilhote da Cocanha, que fica bem em frente à faixa de areia e impede que as ondulações cheguem à margem. Mesmo assim, evetualmente, o mar fica bravio  Neste dias as correntezas podem ficar fortes e o banhista deve ficar atento.

 

Praia do Capricórnio

A praia do Capricórnio é uma das mais extensas de Caraguá, com cerca de 4 km. Ela tem areia grossa, água limpa e ondas fortes. Como se trata de uma praia de tombo, atrai praticantes de pesca com linha. Visitantes e banhistas encontram na parte sul da praia a foz do Rio Jetuba. Separada do mar por um banco de areia, a Lagoa Azul de água doce é formada no local. Ao norte, Capricórnio é a continuidade da praia de Massaguaçu. Fica distante 6 quilômetros do centro de Caraguá.

 

Praia do Centro

A praia do Centro ocupa toda a orla da região central de Caraguatá e se estende até o Rio Santo Antônio, ao sul. O local é frequentado por visitantes de todas as idades e é ideal para as práticas de caminhada, futebol de areia, voleibol de praia, futevôlei, entre outros. Há ainda na praia do Centro um parque de diversões, a praça de eventos, pista de skate e quadras esportivas. Quiosques, lanchonetes, sorveterias completam a infraestrutura do local. A faixa de areia é bem larga. O local também é sede de grandes eventos como shows, o Festival de Verão e exposições.

 

Praia do Camaroeiro

A praia do Camaroeiro é uma continuação da Praia do Centro. Lá fica localizado o entreposto de pesca artesanal, onde é possível comprar peixes frescos. Muitos barcos pesqueiros pequenos ficam atracados próximos à praia. Dali, em uma curta caminhada, é possível chegar até a Pedra do Jacaré, na Prainha.

Praia das Flexeiras

A praia das Flexeiras é onde há o Terminal Turístico, local onde seguem os ônibus de excursão. Quiosques ao longo da orla, alguns com música ao vivo, garantem a diversão e a comodidade dos turistas e frequentadores, que podem se sentar em alguma mesa e desfrutar de um ambiente familiar. As águas são águas tranquilas e rasas, o que a torna um local ideal para banho de mar,  boa também para idosos e crianças. A faixa de areia larga e compacta é garantia de diversão para aqueles que desejam praticar futebol, frescobol e vôlei.

 

Praia do Garcez (Praia da Freira)

A praia do Garcez – ou praia da Freira – fica ao lado da praia do Camaroeiro. Seu acesso é feito apenas a pé, uma trilha localizada no Morro da Pedreira, no canto norte da Camaroeiro leva o visitante até lá. O local é perfeito para pescaria e tem um dos pontos turísticos de Caraguá: a Pedra da Freira. A praia tem cerca de 50 metros de extensão e tem muitas pedras, mas oferece uma vista privilegiada de Ilhabela e de parte da cidade de Caraguá. A Pedra da Freira, que dá nome à praia, é uma formação rochosa que lembra uma religiosa de joelhos olhando em direção ao mar. Há várias lendas sobre a pedra.

 

Praia do Indaiá

Bonita e concorrida. Tem faixa de areia larga e é ideal para crianças por suas águas tranquilas. Nela encontram-se a pista oficial de bicicross e a pista de pouso para ultraleves. O local oferece também uma linda vista para o norte de Ilhabela e para as Ilhas Búzios e Vitória. A praia do Indaiá é uma das mais concorridas da cidade de Caraguatatuba. Ela fica a cerca de 1,5 quilômetro do centro da cidade e suas águas são tranquilas, sem correntezas. O local é indicado para crianças e idosos. Lanchonetes e quiosques garantem a comodidade de visitantes e banhistas. A faixa de areia é larga, mas mesmo assim é comum ficar lotada de banhistas em dias quentes de verão. Árvores espalhadas pela orla garantem sobra. Ao norte, a praia do Indaiá termina na foz do Rio Santo Antônio faz divisa com a do Centro. A Prefeitura mantém ali uma pista de bicicross, quadras de futebol de areia e pista de pouso para ultraleves. O local oferece também uma ótima vista para a parte

martin_de_sa

Praia Martim de Sá

Divulgação

Praia Martin de Sá

A praia Martin de Sá é uma das mais urbanizadas do município de Caraguatatuba e tornou-se ponto de encontro de jovens nos finais de semana, feriados e nas férias de verão. A praia tem 1,5 quilômetro de extensão de areia fina. O calçadão, que conta com ciclovia, é ótima opção para caminhadas e contemplação do mar. Bares, restaurantes e quiosques oferecem a infraestrutura necessária aos visitantes. A Martin de Sá tem várias opções de lazer, como passeios de ski-banana e de escuna, e muitas atividades esportivas, como aeróbica, futvôlei, voleibol, frescobol e surf. No lado norte, a praia é de tombo e em seu lado sul, as águas são rasas e calmas. Do canto da Martin de Sá é possível acessar a praia Brava, uma das mais selvagens de Caraguá.

massaguacu_2

Vista geral da Praia de Massaguaçu, em Caraguá

Divulgação

Praia de Massaguaçu

Faixa estreita de areia grossa amarelada e ondas grandes são características desta praia. Águas limpas, vista privilegiada para Ilhabela e um mar verde esmeralda de pura beleza são os principais atrativos de Massaguaçu, que fica a 8 quilômetros do centro. O visitante tem a oportunidade de ver o pouco que restou do jundu, vegetação rasteira de proteção ambiental da zona costeira, que corre o risco de desaparecer e é muito importante para o ecossistema costeiro. Mas a praia de Massaguaçu também é uma das mais perigosas do litoral de Caraguá. Por ser de tombo, o local oferece risco aos banhistas. Em tupi-guarani, o nome da praia significa grande massa de água, ou seja, praia de ondas fortes. Por outro lado, os pescadores encontram ali boas condições para a prática do esporte. Massaguaçu está entre os melhores locais do litoral paulista para pesca de arremesso. E é por isso que a praia é sede dos principais torneios de pesca na região. O melhor horário para pescar é pela manhã e no final da tarde. A praia se une com Capricórnio, que fica ao sul, e está ao lado da Cocanha, ao norte. Há muitos quiosques na orla. O local também é recomendado para a prática de surfe.

 

Praia da Mococa

A praia da Mococa é conhecida por suas águas tranquilas e quase sem ondas, ideal para a prática de caiaque, que pode ser alugado no local. Crianças e idosos encontram ali um ambiente perfeito para aproveitarem o dia. A faixa de areia é larga, extensa e branca, quiosques garantem a comodidade aos visitantes. O local fica entre as praias da Cocanha, ao sul, e Tabatinha, ao sul. Fica a 14 quilômetros do centro de Caraguá.

A Mococa também é a localidade mais próxima da Ilha do Tamanbuá. De lá o turista pode tomar uma embarcação e visitar a área de preservação ambiental que fica logo em frente à praia. A costeira que fica próxima à foz do Rio Mococa é o local ideal para a prática do mergulho livre, ou seja, sem o auxílio de equipamentos de respiração subaquática. Outra peculiaridade do local é a existência de areia monazítica, que dizem ser indicada a quem sofre de artrites e dores nas articulações.

 

Praia das Palmeiras

A praia das Palmeiras tem águas calmas e límpidas, faixa de areia extensa e muitos quiosques, bares e restaurantes espalhadas para atender o turista. O local ainda é ponto de encontro de jovens. Palmeiras é uma das praias preferidas pelos praticantes de pesca em Caraguá. São realizados ali campeonatos oficiais de pesca que são apoiados pela Prefeitura da cidade. Ao norte, a Palmeiras faz divisa com a Praia Pan Brasil e com a praia do Romance, ao sul.

praia_pan_brasil_naturam

Praia Pan Brasil (Aruan)

Naturam/Reprodução

Praia Pan Brasil

A praia Pan Brasil é repleta de quiosques, restaurantes e lanchonetes e é continuação da praia do Indaiá. Muito procurada pelos turistas, o local tem extensa faixa de areia e árvores que proporcionam proteção do sol forte. A proximidade com o Centro da cidade de Caraguatatuba também contribui para sua popularidade. Pan Brasil é indicada para visitantes com crianças e idosos, pois suas águas são rasa, têm ondas pequenas e correntes não muito fortes. Os visitantes têm ainda a oportunidade de jogar futebol de areia em alguma das quadras mantidas pela Prefeitura ou caminhar no calçadão e andar de bicicleta na ciclovia. A bela avenida que margeia a orla marítima é ponto de encontro de jovens, que se reúnem ali.

 

Praia do Porto Novo

A praia do Porto Novo é uma das mais distantes do centro de Caraguatatuba e é conhecida por suas águas calmas e rasas, ideal para o banho. Areia acinzentada e compacta são as principais características do local, que conta com alguns quiosques e poucos restaurantes que atendam turistas e banhistas. Além do banho de mar, a praia do Porto Novo é indicada para a prática de caminhada e outros esportes, como futebol, frescobol, vôlei, entre outros. Os visitantes ainda podem apreciar a fauna. É comum a observação de aves marinhas, como garças e atobás que ser alimentam na região onde desemboca o rio.

 

Praia do Romance

A praia do Romance fica ao sul do centro de Caraguá e é de fácil acesso pela Avenida Miramar, que contorna a orla local. Conhecida por sua tranquilidade, tanto na quantidade de banhistas quanto de suas águas calmas, o local tem águas rasas e quase sem ondas. Romance tem águas turvas, porém é ideal para o banho. A faixa de areia branca e fina é ótima para a pratica de esportes como futebol, vôlei de praia, frescobol.

 

praia_de_tabatinga_caraguatatuba_divulgacao

Praia de Tabatinga, em Caraguá, é ideal para crianças e idosos

Divulgação/Claudio Gomes/PMC

Praia da Tabatinga

Localizada a 18 quilômetros do centro da cidade, esta praia com extensa faixa de areia está no extremo norte do município e faz divisa com o município de Ubatuba. Ao sul, tem como vizinha a praia da Mococa. O local é ideal para crianças e idosos, pois tem águas rasas e normalmente calmas. O nome Tabatinga se deve à areia branca e muito fina.

Esta praia fica bem em frente à Ilha do Tamanduá, e por esta razão fica movimentada com intenso tráfego de lanchas e barcos. Ao norte, na foz do Rio Tabatinga, praticantes de esportes náuticos aproveitam as águas calmas para a prática de jet-ski, caiaque, esqui-aquático, windsurfe e kitesurf. A antiga vila de pescadores ainda conserva a vocação principal da localidade, onde se pode ver os ranchos de canoas.

 

Prainha

A apenas 4 quilômetros do centro de Caraguatatuba, a Prainha tem águas limpas, calmas e rasas. São essas as características que a torna ideal para crianças e idosos. Quiosques, bares e restaurantes garantem o conforto de visitantes e banhistas. O local é urbanizado e tem como um de seus principais atrativos uma formação rochosa apelidada de Pedra do Jacaré, em razão do seu formato, que oferece um ótimo local para observar e fazer fotos do mar e da orla de Caraguá. Há um acesso para a Praia do Garcez no canto sul da Prainha.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Caraguatatuba

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.