Paraibuna

Audiência Pública em Paraibuna discute sugestões do novo Plano Diretor de Turismo Sustentável do Município

Após conclusão do texto final, projeto será enviado pela prefeitura à câmara para aprovação

Escrito por Meon

02 MAR 2021 - 10H29

Prefeitura de SJC Paraibuna (Prefeitura de SJC)

A prefeitura de Paraibuna, por intermédio do Departamento Municipal de Planejamento, Gestão e Turismo promoveu no dia 25 de fevereiro, a audiência pública de análise e discussão referente à revisão do Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna (PDTSP).

Realizado no Teatro Oficina “Ana Zito”, o evento aconteceu de forma híbrida, ou seja, com a participação presencial e virtual do público, uma vez que o local da audiência pública não poderia receber acima de 35 pessoas, e foi transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal “Cultura Paraibuna”.

Com o objetivo de prevenir o risco de contaminação do novo coronavírus (covid-19), todos os participantes presentes na audiência pública tiveram de seguir os protocolos de higiene e distanciamento.

Durante as apresentações da equipe técnica, que trabalhou na elaboração da revisão do PDTSP, os participantes puderam esclarecer dúvidas e dar sugestões para um melhor desenvolvimento turístico de Paraibuna, como por exemplo, que o Poder Público ajude a fomentar mais o turismo receptivo, entre eles aqueles destinados à turma da melhor idade, aos amantes do cicloturismo, aos peregrinos da Rota da Luz, entre outros grupos.

Segundo o esportista e organizador de eventos ciclísticos em Paraibuna, Francisco de Assis Ribeiro Gomes “Pirolo”, a realização da audiência pública foi muito oportuna e enriquecedora. “Essa audiência tem uma importância muito grande para Paraibuna porque nós podemos defender projetos futuros não só do turismo em geral, mas especificamente também do cicloturismo.

A especialista em turismo sustentável e responsável pela elaboração do projeto de revisão do PDTSP, professora doutora Cleide Pivott, explicou o objetivo da ação. “Como especialista em planejamento e marketing turístico e turismo sustentável com participação social meu trabalho necessariamente tem que ter o envolvimento da população porque é ela que conhece o seu município e que poderá dizer o que é melhor para ele, por isso, as sugestões dadas pelos munícipes, seja presencialmente, por meio virtual ou e-mail, serão incorporadas na redação final do Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna e entregue, posteriormente, à Prefeitura – que por sua vez enviará o novo projeto à Câmara Municipal para ser transformado em lei em benefício do turismo paraibunense".

Ainda de acordo com a professora Cleide, “O município tem de se organizar, por meio do seu Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e da sociedade civil organizada para que seus membros se articulem de forma a definir quais projetos são mais prioritários à cidade a serem executados, visando assim a utilização dos 600 mil reais anuais repassados pelo governo do Estado à Paraibuna, por meio da verba do MIT – Município de Interesse Turístico”, conclui.

Após conclusão do texto final, o projeto será enviado pela prefeitura à câmara para aprovação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Paraibuna

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.