São Luiz do Paraitinga abre espaço para o chorinho neste sábado (20). Às 16h, ocorre o bate-papo sobre o tema “Relações entre a formação do choro e a cultura popular no Vale do Paraíba”com os artistas e pesquisadores Carlos Henrique Machado (Volta Redonda-RJ), Alexandre Gennari (São Luiz do Paraitinga), Rafaela Maia (São Luiz do Paraitinga), Livia Loureiro (São Paulo) e mediação de Rogério Guarapiran.
Será no Centro Turístico e Cultural Toninho Mendes, com entrada franca e haverá distribuição de CDs para o público presente no bate-papo. O objetivo do encontro é discutir a contribuição das manifestações culturais de da região como influenciadoras de novas criações artísticas.
À noite, às 22h, no coreto Elpídio dos Santos, o Clube do Choro Waldir Azevedo se apresenta com o show gratuito de lançamento de seu primeiro CD e convida o músico Carlos Henrique Machado Freitas, de Volta Redonda/RJ, e seu grupo para dividirem o palco.
Carlos Henrique Machado é bandolinista, arranjador e compositor, natural de Volta Redonda. Tem trabalho importante de pesquisa sobre a influência da cultura afrodescendente e caipira no Choro.
Ele apresentará composições autorais do seu disco "Vale dos Tambores", lançado em 2005, que mistura ritmos tradicionais cultivados no Vale do Paraíba como Congada, Batuque, Jongo e Maracatu, com o choro e suas variações. Completam seu conjunto os músicos Jaciron Pereira da Silva (violão), Fernando Tadeu Machado Freitas (pandeiro) e Andiana Machado Freitas (cavaco).
Sobre o Projeto Viva o Choro de Taubaté e o Clube do Choro Waldir Azevedo
O Clube do Choro Waldir Azevedo surgiu em 2005 para reunir músicos de Taubaté e homenagear o famoso compositor do chorinho Brasileirinho. Em seus 14 anos de atividade descobriu composições de chorões da velha guarda e empreendeu pesquisa sobre compositores de Taubaté.
Agora, acaba de gravar seu primeiro disco autoral por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, resgatando composições de autores de Taubaté. O projeto também possibilitou a circulação de shows por seis cidades do Vale. Os espetáculos promovem encontro de músicos que pesquisam o choro no Vale para trocar experiências.
Os músicos que se apresentarão neste sábado são Cláudio Rogério Ferreira (violão), Rogério Guarapiran (bandolim), Luiz Paulo Muricy (cavaco), Bruno Bertolino (pandeiro), João Oliveira (guitarra) e Everton Campos (flauta).
O Disco “Viva o Choro de Taubaté” poderá ser adquirido no local do show por R$ 20.
Serviço:
Projeto de Choro Viva Taubaté, em São Luiz do Paraitinga
Data: 20 de abril. 16h bate-papo. 22h show.
Local do bate-papo: Centro Turístico e Cultural Toninho Mendes, rua Cel. Domingues de Castro, São Luiz do Paraitinga.
Local do show: Coreto Elpídio dos Santos, Centro.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.