Meon Turismo

Conheça o Caminho do Rosário em Aparecida

Trajeto leva até Porto Iguaçu, onde foi encontrada imagem da santa

Elizabeth Werneck

Escrito por Elizabeth Werneck

07 OUT 2021 - 12H18 (Atualizada em 07 OUT 2021 - 13H24)

Elizabeth Werneck Fotos Caminho do Rosário (Elizabeth Werneck)

Sábado passado queríamos visitar o Porto Iguaçu, em Aparecida. O Porto Iguaçu é onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1717. Chegando lá nos deparamos com o Caminho do Rosário para chegar até o Porto, já ouviu falar?

Elizabeth Werneck
Elizabeth Werneck

Inaugurado no final de 2018, o Caminho do Rosário fica bem pertinho da Cidade do Romeiro, complexo onde tem o Hotel Rainha do Brasil, além de várias lojas e outras atrações como um trem, pedalinhos e uma decoração linda. Tudo super instagramável!

O caminho é muito lindo. Possui pouco mais de 1 km e meio e é totalmente plano. A ideia do Caminho foi narrar a história de Jesus Cristo através de 20 bonitos cenários e cerca de 130 esculturas.

As esculturas representam os Mistérios do Rosário, e são tão perfeitas, que eu achei o local “padrão internacional”. Inclusive os artistas que fizeram o projeto são estrangeiros. A atração é um verdadeiro museu a céu aberto.

Durante a caminhada foi impossível não me lembrar do Vaticano, Jerusalém, Belém e outros lugares sagrados que eu já estive.

Elizabeth Werneck
Elizabeth Werneck

Junto com as esculturas do Caminho do Rosário, o paisagismo no entorno se destaca muito, onde cada tipo de planta representa algo que tem a ver com a história de Jesus, como tamareiras, oliveiras e romãs.

O caminho do Rosário está aberto diariamente e a entrada é gratuita. É importante destacar que ao longo do Caminho do Rosário existem cerca de 20 bancos para sentar e descansar. Os banheiros ficam perto da Cidade do Romeiro e próximo do Porto Itaguaçu.

Após andar cerca de 20 minutos pelo Caminho do Rosário chegamos ao Porto Iguaçu para navegar pelo Rio Paraíba do Sul. Iríamos voltar de Trem do Devoto, porém, como medida de segurança por causa da chuva e dos raios, esse passeio estava suspenso.

Elizabeth Werneck
Elizabeth Werneck

Aí fizemos a caminhada de volta e pegamos um belo pôr do sol. Foi um verdadeiro espetáculo da natureza. Interessante que quando estávamos caminhando na volta, a chuva passou e o serviço do trem do Devoto foi restabelecido. Vimos quando ele passou pela gente. Foi muito legal também ver o trenzinho passando!

No sábado que visitamos o local estava bem vazio e as pessoas estavam respeitando os protocolos de prevenção contra a pandemia, usando máscaras e praticando o distanciamento físico.

Depois de todo esse trajeto voltamos e fizemos um super lanche na Cidade do Romeiro. Queríamos ter andado de pedalinho, mas a chuva voltou e não deixou. Minha criança viajante ficou triste e eu prometi voltar para conhecer as outras atrações que ficaram faltando.

Como dito anteriormente, a decoração está super fotogênica e, como são guarda-chuvas, muito apropriada para um dia chuvoso.

Claro que nada desse ótimo passeio foi feito antes de passar na Basílica, agradecer e pedir bênçãos a nossa querida padroeira do Brasil.

Endereço do Caminho do Rosário

Rua Isaac Ferreira da Encarnação, 501

Jardim Paraíba - Aparecida/SP 12570-000

Horário: 6h às 19h (Entrada gratuita)

Estacionamento: gratuito na Cidade do Romeiro

Elizabeth Werneck
Elizabeth Werneck

Dica para otimizar o passeio no Caminho do Rosário:

- Vá com roupas e calçados leves;

- Não esqueça do chapéu, protetor solar e repelente de insetos;

- Veja a previsão do tempo e leve um guarda chuva, caso seja necessário.

- O Caminho do Rosário é Pet friendly, ou seja, está permitida a entrada de bichos de estimação na coleira ou guia. Porém, fique atento, pois os próprios donos serão responsáveis pela coleta e destino certo dos dejetos dos seus bichinhos de estimação;

- Não jogue lixo no chão. É proibido colher as flores e plantinhas do local.

Conheça o blog da Elizabeth Werneck! 


Escrito por
Elizabeth Werneck
Elizabeth Werneck

Elizabeth Werneck é assistente social do judiciário com pós graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. Casada e mãe da Iara. Atualmente tem um blog de viagens para contar suas aventuras e dar dicas de como viajar mais e melhor. Viajante incansável, adora fotografia, gastronomia e história.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Turismo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.