Meon Turismo

Paraibuna retoma Domingueira da Viola após quase 2 anos de pausa

Com máscaras, munícipes e visitantes dançaram, comeram e se divertiram

Escrito por Meon

08 NOV 2021 - 14H53 (Atualizada em 08 NOV 2021 - 21H14)

Foto: Bruna Oliveira/Divulgação

Paraibuna retomou a Domingueira da Viola, após quase dois anos de interrupção, por causa da pandemia de Covid-19. A festança foi na manhã de domingo (7), dentro do Mercado Municipal, com o uso de máscaras. Como manda a tradição, contou com os violeiros da região, Éricles da Viola e Mestre Ronnie, que apresentaram clássicos da música caipira de raiz.

Como o nome sugere, a Domingueira da Viola ocorre todos os domingos, a partir das 10h30, no centro de Paraibuna, que pode se tornar estância turística. Durante o período de mais restrições da pandemia, o evento, que é organizado pela Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva, foi transmitido pela internet.

Para o prefeito Vitão Miranda (PSDB), que passou a manhã no local, “é um evento que traz felicidade para as pessoas, após ficarem tanto tempo dentro de casa. Hoje, a música alegra o ambiente e o espírito delas. A gente tem essa esperança de a vida ficar mais próxima da realidade. Hoje, tem um significado especial essa retomada da Domingueira”.

Foto: Bruna Oliveira
Foto: Bruna Oliveira
Prefeito de Paraibuna, Vitão (PSDB), comenta sobre a retomada do evento Domingueira da Viola


A apresentação semanal tem um papel importante na cidade. “A Domingueira ajuda a atrair turistas. Vêm violeiros da região se apresentar, pessoas que passam pela cidade veem o diferencial da nossa cultura, e isso traz muita gente. A população adora e os turistas vêm, passam o dia no mercado, consomem, compram vários produtos da cidade e acabam curtindo um momento de cultura”, afirma o prefeito.

Para quem trabalha no mercado, a retomada das atividades é um alívio. “Na pior fase da pandemia, o mercado chegou a fechar por 75 dias. Depois teve drive-thru, mas ficou bastante complicado”, relata Terezinha Moraes, que prepara os apetitosos pasteizinhos de farinha de milho e queijo meia cura do Bar e Pastelaria Ana Júlia e Juliana.

Reprodução
Reprodução


Quem nutre aquele carinho especial pela cidade não perdeu a oportunidade. “Estou em Paraibuna todos os fins de semana. Eu amo Paraibuna. Vim acompanhado da minha esposa, que é a minha riqueza. Minha segunda moradia seria Paraibuna, a cidade é maravilhosa”, comemora o ex-vereador de São Sebastião, Milton Costa, de 80 anos.

A retomada não se restringe aos domingos, não. Neste ano, Paraibuna também volta a enfeitar o município e montar o presépio paraibunense para o Natal Chão Caipira. Além disso, a prefeitura deverá, em breve, começar as obras de infraestrutura para aumentar o cicloturismo, com a instalação de banheiros, fraldários, estacionamento e outros itens.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Turismo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.