São José dos Campos realizou nesta quinta-feira (13), o Fórum Conexão Vale do Paraíba 2025, nas instalações do PIT (Parque de Inovação Tecnológica), reunindo gestores públicos, empresários, entidades e especialistas em temas como inovação, sustentabilidade e cultura.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O evento foi um marco na consolidação da governança e da integração regional do turismo.
O encontro contou com a participação de representantes das cinco regiões turísticas: Roteiros da Fé, Rios do Vale, Mantiqueira Paulista, Vale Histórico e Litoral Norte, fortalecendo a integração e a cooperação entre os territórios.
Realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, com correalização da Secretaria de Turismo e Viagens do governo do Estado de São Paulo e da AMVALE (Associação dos Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte), o evento teve a curadoria da Aquarius Consulting, especializada em planejamento e gestão de destinos turísticos.
Como parte da programação, os painéis “Turismo, Inovação e Mobilidade: Construindo o Futuro do Vale”, abordaram caminhos para o desenvolvimento regional. O tema “Cultura e Experiências: o Vale que Encanta”, foi voltado à valorização da identidade e das vivências locais. Outro destaque foi “Do Mar à Montanha: Esporte e Lazer como Potência Turística”, que destacou o potencial das atividades esportivas e recreativas na economia do turismo.
Para o prefeito de Campos do Jordão, Carlos Eduardo Pereira da Silva (Caê), os municípios precisam se conectar mais e explorar o turismo regional. "Foi um evento maravilhoso, a região tem um grande potencial para receber turistas do Brasil inteiro. Temos desde a praia até a cidade mais alta do Brasil, passando pelo turismo religioso, por isso, temos que nos unir para trazer o turista que poderá viver essa experiência aqui no Vale do Paraíba", afirmou.
Ainda sobre Campos do Jordão, o prefeito lembrou que a cidade não vive somente do inverno. "Temos atrações o ano inteiro, turismo o ano todo. Trabalhamos juntamente com o aeroporto de São José dos Campos, que é utilizado como ponto de referência e com as grandes agências de turismo que vendem pacotes específicos. Assim fica mais fácil para o turista visitar toda a nossa região", garante Caê.
O prefeito de São José dos Campos, cidade que sediou o evento, Anderson Farias, destacou os potenciais turísticos a serem explorados na região. "Temos muita coisa para explorar na região e precisamos aproveitar a experiência de algumas cidades, como Campos do Jordão, que é de interesse nacional e internacional. Nosso potencial é enorme, com praias, serra, fé, o que proporciona uma característica muito diferenciada. Agora, precisamos integrar tudo isso e unir esforços. Turismo é geração de riquesa", detalha Farias.
Para o Diretor Executivo da AMVALE (Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte), Clodomiro Junior, enaltece a grandeza do Fórum. "A união de diversas pessoas, segmentos, municípios, é fundamental pra gente construir um verdadeiro turismo integrado. A diversidade de atrativos que a região tem, faz dela única no Brasil e no mundo, com Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Aparecida com quase 15 milhões de visitantes ao ano. A integração vai possibilitar que a gente fomente um trabalho coletivo para criarmos o maior destino turístico do Brasil", disse Junior.
O evento ainda apresentou a Arena do Futuro, que reuniu representantes das cinco regiões turísticas para firmar compromissos e ações conjuntas para 2026.
O Conexão Vale do Paraíba deu visibilidade a iniciativas que conectam turismo, cultura e produção regional, como o projeto Made in SP, apresentado por Fábio Zelenski, diretor de marketing da Fundação 25 de Janeiro e do Visite São Paulo Convention Bureau.
A Diretora de Turismo de São José dos Campos, Aline Arantes, ressalta a importância desse Fórum para a cidade e região. "Estamos aqui para integrar o turismo do Vale e Litoral que são reconhecidos no mapa brasileiro. Temos potencial para transformar a região num grande destino turístico e sediar esse evento foi muito especial", diz Aline.
A Secretaria Estadual de Turismo tem uma forte relação com as políticas do Ministério do Turismo para fortalecer o turismo regional. Segundo Shirley Caroline Duarte, Assistente Técnica de Turismo do Governo do estado de São Paulo, "esse Fórum vai de encontro ao que a Secretaria e o Governo de São Paulo pensam sobre o turismo, que é fortalecer o setor, na geração de empregos, sustentabilidade e o reconhecimento que o turismo merece, afinal de contas ele representa 10% do PIB", afirma Shirley.
A palestra magna "O Turismo do Amanhã" encerrou o Fórum, destacando as tendências globais do setor, além da assinatura da Carta de Integração Regional do Turismo do Vale do Paraíba e Litoral Norte, documento que consolida compromissos e metas conjuntas das lideranças envolvidas.
Consórcio Acqua Vias SP vence leilão e modernizará balsa São Sebastião-Ilhabela
Grupo ofereceu desconto de 12,60% e garantiu o direito de operar o Sistema de Travessias Hídricas por 20 anos
KTR Ilhabela 2025: Inscrições abertas para a corrida de montanha com 42 km
Evento de trail run será realizado em 6 de dezembro e conta com modalidades de 8 km a 42 km
Ozempic e Mounjaro podem reduzir efeito do Botox em até 4 semanas, diz estudo
Pesquisa aponta possível relação entre o uso de medicamentos GLP-1 e a menor duração da toxina botulínica em tratamentos estéticos e clínicos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.