Além dos pontos turísticos tradicionais, Campos do Jordão guarda uma história centenária que se revela em cada rua da cidade. Fundada há 151 anos, metade desse período foi marcada pelo tratamento da tuberculose, o que consolidou o município como estância turística após a popularização da vacina na década de 1950.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
No entanto, sua história remonta ao século XVIII, quando o bandeirante Gaspar Vaz da Cunha percorreu a Serra da Mantiqueira, entre 1700 e 1715, impressionando-se com o que descreveu como um “paraíso na Terra”. Em 1771, Inácio Caetano Vieira de Carvalho fundou a Fazenda Bom Sucesso, marco do povoamento local, e em 1825 a propriedade foi vendida ao Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, que a rebatizou como Fazenda Natal.
Com o passar dos anos, a divisão das terras deu origem a pequenas fazendas e núcleos, e em 1874, o português Matheus da Costa Pinto adquiriu três delas, incluindo a Fazenda Imbiri, dando início ao povoado de São Mateus do Imbiri, que mais tarde passou a ser chamado Vila Jaguaribe.
A história da cidade é preservada e compartilhada por moradores locais, como a turismóloga Ana Paula Gonçalves, que criou, em 2016, um tour guiado pelo bairro. Inicialmente voluntário, o percurso leva visitantes por locais históricos como a primeira igreja, as primeiras pensões para tratamento da tuberculose, a primeira escola e as primeiras casas do município, permitindo uma imersão nos ciclos do ouro, da cura e da chegada do turismo.
Desde 2020, o tour se tornou um produto turístico oficial, realizado diariamente mediante reserva, com grupos de até dez pessoas, duração de cerca de 2h30 e interação direta com a história da primeira vila de Campos do Jordão. Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Sidney Isidro, iniciativas como o walking tour pela Vila Jaguaribe fortalecem a identidade do destino, permitindo que turistas compreendam melhor a formação da cidade e apreciem suas atrações com um olhar mais profundo e consciente.
Eco Run chega a Pindamonhangaba neste domingo (31)
Corrida une esporte e sustentabilidade
INSS: Acordo de ressarcimento já tem mais de dois milhões de pessoas
Quase todos vão receber até esta segunda-feira (1)
SJC: Câmara aprova criação do “Dia da Capital do Avião”
Data será celebrada no dia 8 de outubro
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.