Na semana em que o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou, nesta terça-feira (18), a 2ª edição do Guia Afroturismo SP, publicação que reúne e valoriza roteiros, atrativos e territórios marcados pela ancestralidade e pelo legado da população negra no estado. O evento ocorreu no auditório da SPTuris, na capital paulista.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A nova versão amplia consideravelmente o conteúdo apresentado na primeira edição, lançada em 2023. Se antes o guia trazia 10 sugestões de roteiros, agora são 25 municípios mapeados e organizados entre destinos turísticos, museus, experiências culturais e circuitos simbólicos de memória e resistência.
Entre os destaques estão museus como o Museu Afro Brasil e o Museu das Favelas, ambos na capital, além do Museu Afro de Ilhabela. Já no interior, ganham espaço novos roteiros afrocentrados em Piracicaba, Campinas, Vinhedo e Sorocaba, que ampliam a diversidade de experiências para visitantes interessados na história e cultura afro-brasileira.
Também passam a integrar o guia percursos simbólicos que contam a história da população negra na cidade de São Paulo, como a Caminhada Negra do Bixiga e a Caminhada Negra da Barra Funda, ambos reconhecidos pela forte presença da ancestralidade africana em suas formações.
Segundo o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, a nova edição reforça uma política pública permanente de inclusão e reconhecimento da identidade negra.
“Com esta entrega, a Setur-SP reafirma seu compromisso em fortalecer políticas públicas que promovam inclusão, representatividade e valorização da cultura afro-brasileira, posicionando o estado de São Paulo como referência nacional no desenvolvimento do afroturismo.”
Ações integradas com o município
Durante o evento, a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo (SMTUR) lançou o “Vai de Roteiro – Afroturismo”, novo itinerário do programa que oferece tours guiados gratuitos na capital. A iniciativa complementa o guia estadual e reforça a articulação entre Estado e Município na promoção da memória e do protagonismo negro nos espaços urbanos e turísticos de São Paulo.
FAMTOUR Afro Black movimenta influenciadores internacionais
Ainda como parte da programação da Semana da Consciência Negra, ocorre ao longo de toda a semana o FAMTOUR Afro Black, ação que recebe influenciadores e jornalistas internacionais participantes do Black Travel Summit, realizado no Rio de Janeiro. A iniciativa proporciona aos visitantes experiências imersivas em diversos pontos do estado, tanto na capital quanto no interior, destacando a riqueza cultural e histórica do afroturismo paulista.
O FAMTOUR é uma parceria entre Setur-SP, SMTUR, Visite São Paulo e demais instituições ligadas ao turismo, e busca posicionar São Paulo como destino referência em turismo negro no Brasil e no exterior.
CEO da ITF projeta João Fonseca como futuro rival de Alcaraz e Sinner
Brasileiro de 19 anos saltou da 145ª para a 24ª posição no ranking da ATP em 2025
Queda de galho atinge banca e interdita rua no Parque Industrial em SJC
Incidente ocorreu na Rua Juazeiro do Norte no final da tarde;
Lyanco se pronuncia após confusão com torcedor do Atlético-MG em final; veja
Zagueiro Lyanco afirma que "reagiu" a xingamentos durante a disputa de pênaltis da Copa Sul-Americana, vencida pelo Lanús
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.