Meon Turismo

Turismo Rural na Serra da Mantiqueira Paulista

Conheça mais sobre a "Rota do Lageado" em Santo Antônio do Pinhal

Escrito por Meon

22 SET 2022 - 13H42 (Atualizada em 29 SET 2022 - 17H45)

Reprodução / Redes Sociais

Quem passa pelo centro de Santo Antônio do Pinhal, com empórios, praças e estradas margeadas pela natureza, não imagina o quão grande é o número de espaços e empreendimentos turísticos que existem nas zonas rurais.

As rotas de turismo rural podem ser divididas em até quatro ou cinco regiões, dependendo dos interesses específicos do visitante, e cada dia pode ser dedicado à uma delas.

Uma dessas rotas passa pela antiga Estrada do Lageado, renomeada recentemente como Estrada Francisca dos Santos Silva. Para encontrá-la, basta seguir as placas que indicam o acesso à Cachoeira do Lageado, o segundo ponto turístico natural mais visitado da cidade, após o Pico Agudo.

No caminho até a cachoeira, passa-se por três ateliês de artistas, com foco em trabalho com madeira; o Ateliê Terra Forte, de Eduardo Miguel Pardo, o Ateliê de Morito Ebine e o Ateliê de André Marx.

Pouco antes de chegar à Cachoeira está localizada a Carijó Cervejaria, com Empório e Restaurante - @carijoemporioecervejaria – com pratos da comida alemã, cerveja produzida no local e uma vista primorosa da Serra. Espaço perfeito para almoçar ou apenas tomar uma boa cerveja com porções bem feitas.

Reprodução / Redes Sociais
Reprodução / Redes Sociais


Após a cervejaria, enfim você chega a Cachoeira do Lageado, que já pode ser avistada desde a estrada e tem uma curta trilha para acesso. O local abre geralmente aos fins de semana e o acesso é pago, pois fica localizada numa propriedade particular.

Poucos metros à frente existe a Casa na Mata, um sítio que produz shitake e seus derivados para venda. O acesso é feito a pé, por uma trilha no meio da mata. Pouco menor de 2 km À frente está a Eisland Gelatos da Fazenda - @gelateriaeisland. Lá pode-se encontrar sorvete artesanal produzido diariamente, feito com leite de vacas Jersey criadas no local e de forma orgânica.

Seguindo pela estrada encontra-se o Azeite Sabiá - @azeitesabia. Lá é fabricado o azeite mais premiado do hemisfério sul e, pra quem não conhece o ciclo de produção de uma oliveira, o local oferece tour completo com degustação de diferentes azeites aos finais de semana e feriados.

Reprodução / Redes Sociais
Reprodução / Redes Sociais


Ao final da estrada você chega na SP-50 e pode seguir sentido à Campos do Jordão. Porém, fazendo o retorno no Bairro Fazenda Velha, a dica é acessar a Estrada do Machadinho e andar por 500 metros para acessar uma pequena rua de terra, que leva até a Bodega Cachaçaria e à Mercearia Sensorial - @amerceariasensorial.

Estas são apenas algumas das sugestões de uma das rotas, porém existem também mais rotas com orquidários, ateliês de cerâmica, outros produtores de de azeite, trutários, cactários, cafés, produção de embutidos, parques, além de inúmeros festivais musicais e gastronômicos que acontecem ao longo do ano.

Além disso, há ciclismo, vôo livre, trilhas pela serra, entre outros. Vale a pena conhecer Santo Antônio do Pinhal, seja em casal ou com a família e até mesmo com amigos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Turismo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.