Alunos

27 de Maio: Dia da Mata Atlântica

Vamos juntos comemorar essa data!

Artur (Arquivo Pessoal)

Escrito por Arthur Sabino Roque

27 MAI 2021 - 10H07 (Atualizada em 27 MAI 2021 - 10H17)

Foto: Reprodução/Pixabay dia da mata atlântica (Foto: Reprodução/Pixabay)

Você sabe quando passamos a comemorar este dia? Foi "em 1560 quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento que descreveu a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas”, afirma o site Espaço Ciência Vivas.

São José dos Campos originalmente era área de Cerrado e de Mata Atlântica. Conhecer esses biomas e ajudar na recuperação deles é importante para assegurar qualidade de vida, pois, inserir novas espécies pode causar impacto ambiental.

A seguir, temos uma entrevista com Ronaldo Madureira, 54 anos, engenheiro ambiental que atua na Prefeitura de São José dos Campos. Dentre os vários trabalhos realizados para que a população tenha um ambiente equilibrado está o “Pomares Nativos Educativos”, trazendo sabor, saúde, beleza, pássaros e natureza. E claro, sustentabilidade para os moradores.

O Programa visa constituir pomares de árvores frutíferas nativas, educando sobre a importância dessas espécies para a dinâmica ambiental. Abaixo, o registro do plantio de um dos Pomares Nativos, de árvores típicas da Mata Atlântica, protagonizado pela Associação de Capoeira Besouro Mangangá em parceria com a Secretaria de Manutenção da Cidade (Prefeitura de São José dos Campos).

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Ficou curioso (a) para saber o que faz um Engenheiro Ambiental? Confira a entrevista!

1. O que faz um Engenheiro Ambiental?

"O profissional atua encontrando soluções que consigam equilibrar o desenvolvimento humano e a qualidade de vida das pessoas com a preservação do meio ambiente (hoje todos os profissionais, das diversas áreas, devem atuar preservando o meio ambiente)."

2. Qual a nossa relação com a Mata Atlântica?

"A Mata Atlântica se localiza na faixa mais habitada do país. Assim, cerca de três em cada quatro pessoas vivem nas regiões de ocorrência da Mata Atlântica. Este bioma abriga uma grande diversidade ambiental (fauna e flora) e também diversidade cultural; compreendendo as culturas indígenas e outras tradicionais, como por exemplo, os povos caiçaras e quilombolas. As florestas são ainda as responsáveis pelos ciclos das águas e, portanto sem elas não teríamos a disponibilidade de água para toda a população."

3. Quais as características com a Mata Atlântica?

"Caracteriza-se por florestas densas. Dados do Ministério do Meio Ambiente apontam que existem aproximadamente 20.000 espécies vegetais na Mata Atlântica, ou seja, cerca de 35% das espécies existentes no Brasil. Nela há uma variedade de bromélias, orquídeas, palmeiras e árvores tais como: quaresmeira, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, imbaúba, cedro e etc. Rica também em fauna, com uma diversidade de animais, a Mata Atlântica abriga 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 peixes."

4. Como podemos ajudar a recuperar este bioma?

"Reconhecendo o valor deste patrimônio da humanidade que é a Mata Atlântica, apoiando as iniciativas de preservação e usando de forma racional e responsável os recursos (consumo consciente)."

5. Quais são as iniciativas da prefeitura de SJC para ajudar a Mata Atlântica?

"Há vários programas em andamento, com destaque a restauração florestal da Mata Atlântica em São Francisco Xavier, Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, Programa Pomares Nativos Educativos e Criação de Parques de Proteção Integral, como o Parque Natural Augusto Rusch."

Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Meon Jovem.

Escrito por
Artur (Arquivo Pessoal)
Arthur Sabino Roque

4ª A do Ensino Fundamental I - Escola Estadual Henriqueta Costa Porto - São José dos Campos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.