Onibá Xainaré era um contador de histórias, só que todas as histórias que ele contava eram inventadas, não eram histórias que realmente aconteceram, pois ele tinha muita imaginação, e ele tinha o sonho de contar suas histórias, não só para as crianças da tribo de Ifé, mas ele tinha intenção de contar para a família do Rei.
Ele então saiu da sua tribo onde ele morava, e foi a caminho do palácio do Rei de Ifé para tentar conversar e contar suas histórias, na intenção de se tornar uma pessoa reconhecida na sua tribo, no meio do caminho ele encontrou algumas crianças correndo, como se tivessem em estado de pânico, e resolveu conversar com elas e descobrir o que estava acontecendo, eis que uma delas disse:
- Onibá não temos tempo para falar com você! Você é apenas um contador de histórias! Você não tem a força necessária para esse momento, um grande búfalo furioso, com olhar muito raivoso, que começou a destruir o reino de Ifé, todos estão desesperados, e ninguém sabe o que fazer, agora precisamos de um arqueiro que consiga acabar com essa animal terrível!
Todos acreditavam que o grande animal foi enviado pelas feiticeiras do Reino vizinho de Ifé, que eram inimigos a muito tempo.
Então Onibá ficou profundamente magoado porque ele foi rebaixado simplesmente a um contador de histórias, e então ele resolve procurar uma anciã na sua tribo, a mais velha e mais sábia, e chegando lá ela disse a ele:
- Você não talento, porém eu conheço um Orixá que se chama Oxóssi, que é o Deus das matas, um grande caçador, e ele pode ajuda você, porém você deve fazer uma oferenda dentro da mata para agrada-lo, e depois você deve oferecer marafo e padê a Exú para que ele ajude também, pois Exú é um guardião!
Após Onibá fazer suas oferendas ele resolve então confeccionar um arco e flecha para tentar matar o grande e feroz búfalo e ganhar atenção de todos por sua bravura e coragem.
Voltando para sua casa, no meio do caminho ele percebeu que todos estavam em pânico, porém não acreditavam que Onibá poderia vencer o grande búfalo que estava destruindo todo o reino, pois ele não era um homem forte, e então ele mirou bem no meio da cabeça do búfalo, e ele acertou! Graças a ajuda que ele teve do grande Deus Oxóssi e a proteção de Exú!
Todos da tribo não acreditavam que ele conseguiu vencer tão rapidamente o grande animal, e com apenas uma flecha, todos começaram a gritar de alegria, e para comemorar fizeram um grande festa com muito vinho.
Depois disso ele foi coroado como um grande arqueiro e grande contador de histórias, sendo essa sua primeira história vivida de verdade onde ele foi o principal personagem.
Ele se tornou para sua tribo não só uma pessoa reconhecida como ele sonhava ser, mas uma história viva de que a coragem e a força de provar quem se é pode vencer uma guerra.
Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.