Até o ano de 1999, o dia 10 de setembro era a data em que se comemorava o “Dia da Imprensa”, você sabe por quê? Foi neste dia, 10 de setembro de 1808, que foi lançado o primeiro jornal Brasileiro, ele se chamava Gazeta do Rio de Janeiro, pela Imprensa Régia, esse jornal veiculava os assuntos de interesse da corte Portuguesa. Através da lei Nº 9.831, o dia 10 de setembro foi substituído pela data 1 de junho, ou seja, 1 de junho é considerado O Dia da Imprensa.
A imprensa é um meio de divulgação de notícias e comentários, hoje esse jornal que você lê é digital, mas antigamente só existiam impressos. De acordo com o site InfoEscola: “A Imprensa é a junção das ferramentas e veículos de comunicação que são responsáveis pelo exercício do Jornalismo. A origem do termo vem da “prensa móvel”, um processo gráfico que foi pesquisado e inaugurado por Johannes Guttenberg em 1440 e séculos depois, no início do século XVIII foi adaptado para fabricar jornais.
A imprensa tem um papel muito importante para a sociedade, inclusive está na constituição do país, no artigo 221, diz que é importante dar preferência a finalidades educativas, falar sobre a cultura regional, nacional e respeitar os valores das regras das pessoas.
De acordo com a pesquisa “A Evolução do Jornalismo Impresso no Vale do Paraíba”, escrita por Amanda Grimm, Camila D’Avanzo e Letícia Aguiar, alunas do curso de Jornalismo, da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) , o primeiro jornal impresso do Vale do Paraíba foi “O Mosaico”, data de 1859, em Guaratinguetá.
Depois disso foram surgindo vários jornais em diferentes cidades no Vale do Paraíba, conforme mostra a imagem:
A pesquisa das alunas mostra jornais até os anos 90, de lá para cá, foram criados muitos outros em diferentes meios, o que mudou muito a maneira de ler, pois podem ser físicos ou digitais. Os que estão nos meios digitais são atualizados em tempo real, graças à internet, um exemplo é o próprio MEON (Metrópole Online).
Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.