Alunos

A história dos animes

Contextualização e surgimento dos primeiros animes no Brasil

foto (13) (Arquivo Pessoal)

Escrito por Matheus Henrique Cleminchc

31 MAI 2021 - 13H01

Foto: Reprodução animes (Foto: Reprodução)

Os animes surgiram no século XX, somente como curta metragens. Porém, depois da Segunda Guerra Mundial, surgiram grandes companhias, como a Madhouse e a Kyoto Animation, que se dedicaram a criar longa-metragens e séries de televisão. Mesmo depois do primeiro filme ser exibido, em 1906, trabalhar como animador requeria muito esforço. Então, a empresa Yokohama Cinema Shoka facilitou seu próprio trabalho comprando uma câmera nova com um motor automático que não necessitava do movimento da manivela, deixando o trabalho mais prático.

No dia 1 de janeiro de 1963, foi lançada, pela primeira vez, uma série animada em que os personagens tem olhos grandes e cabelos espetados, Astro Boy, baseado no mangá de Osamu Tezuka. Essa série, também foi a primeira a ter uma história contínua. Muitos animadores japoneses famosos daquela época, se dedicaram após verem curtas ou filmes da Disney. como Osamu Tezuka, o criador do mangá Astro Boy, que se dedicou depois de ter assistido Branca de Neve e os Sete Anões aproximadamente 50 vezes, e como o Ryuichi Yokoyama, muito famoso por criar o mangá Fuku-chan, após ver o curta The Skeleton Dance.

A Chegada dos animes no Brasil

Os animes chegaram ao Brasil na década de 60. O primeiro anime a ser exibido foi National Kid em 1964. Alguns dos primeiros animes a serem exibidos no Brasil, foram, por exemplo, Homem de Aço, O garoto do espaço, A Princesa e o Cavaleiro, entre outros.

A primeira vez que os animes bombaram aqui no Brasil, foi em 1994, com Cavaleiros do Zodíaco, na TV Manchete. Depois, de 1995 até 1999, a emissora começou a exibir Yu Yu Hakusho, Sailor Moon, Samurai Warriors, Shurato e Super Campeões. Como os animes eram muito populares no Brasil, outras redes de televisão, como a Rede Bandeirantes e o canal SBT começaram a exibir animes como Astro Boy, Dragon Ball, O Pequeno Guerreiro, entre outros.

Em 1999, os animes começaram a perder a audiência. Por causa disso, a TV Manchete começou a comprar e exibir somente OVAs (animações específicas que têm uma duração maior que o normal, às vezes, podendo ser comparado com uma longa metragem. Os OVAs podem ser episódios com mais de 23 minutos também, porém, não chegam a 12 episódios, que é um tamanho de uma temporada normalmente) de animes. Mas, no final de 1999, surgiu Dragon Ball e Pokémon, gerando o segundo estouro dos animes no Brasil. O anime Pokémon ficou tão popular, que a concorrente da Rede Record ( emissora que transmitia o anime), a Rede Globo, exibiu um anime similar a ele, chamado Digimon.

Então, no início de 2001, os animes, novamente, perderam a popularidade.Por isso, poucos ficaram populares, entre eles, estão Hunter x Hunter, Yu-Gi-Oh, Fullmetal alchemist, Zatch Bell!, Naruto, One Piece e Super Onze

Abaixo há uma imagem com animes populares na década em que ele foi exibido e o ano de seu lançamento.


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Meon Jovem.

Escrito por
foto (13) (Arquivo Pessoal)
Matheus Henrique Cleminchc

5º Ano do Ensino Fundamental I - Colégio Luce Prima São José dos Campos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.