Alunos

A importância da inclusão nas escolas

Para que a inclusão possa acontecer é preciso a ajuda de todos, começando por cada um de nós!

Emily Santana de Paula (Arquivo Pessoal )

Escrito por Emily Santana de Paula | EM Maria Payar

01 DEZ 2020 - 16H38 (Atualizada em 03 DEZ 2020 - 17H10)

Inclusão escolar é acolher a todos, independentemente de suas características. Por que isso é tão importante? Porque se não acolhemos desde cedo as pessoas ao nosso redor, elas não sentirão que fazem parte do nosso mundo, mas que estão em uma espécie de "bolha social" longe da realidade e das pessoas. Por isso a inclusão de alunos com necessidades especiais em salas regulares é essencial, pois ninguém é melhor que ninguém, somos todos seres humanos, e temos todos os mesmos direitos.

Porém, isso se torna um pouco mais complicado quando se trata de pessoas com deficiência. A escola é um lugar onde nem todos têm empatia para acolher pessoas, com deficiência ou em vulnerabilidade social, a maioria das escolas não possui tecnologia e estrutura para atender suas necessidades. Isso certamente dificulta o desenvolvimento, e são muitas as escolas que tem escadas, como uma pessoa com deficiência visual, física ou paralisia cerebral conseguiria viver em um espaço com essas situações?

Para que a inclusão possa acontecer, é preciso a ajuda de todos, começando por cada um de nós! Além de um cuidador específico para eles, muitas mudanças precisam ser feitas no ambiente físico das escolas.

Para os alunos com deficiência visual, é necessário ter um material em formato de braile e chão adaptado para que eles possam saber onde se localizar. Menos barulho da parte dos alunos seria ótimo, pois isso é uma das coisas que mais atrapalha pessoas com paralisia cerebral e problemas neurológicos. Ao invés de escadas, porque não opinar por rampas? Isso faria os alunos com deficiência física interagirem mais com a escola.

A lei Nº 7.853, de 24 de outubro de 1989 - Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, e sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Isso foi um grande avanço para mudar a visão preconceituosa de muita gente.

Essas pessoas não têm somente a escola para poder interagir e se adaptar, elas têm a vida futura, como por exemplo o trabalho. Então, se as escolas se tornarem um lugar acessível, servirão de exemplo para comércios e outros ambientes sociais, e as pessoas com deficiência terão mais oportunidades de interação e aprendizado.

Se colocar no lugar de cada uma dessas pessoas, faria o ambiente escolar um lugar mais agradável e com certeza mais pessoas poderiam participar desse local. Isso depende não só de autoridades como também da nossa disposição em lutar por ambientes mais acessíveis e agradáveis para a convivência de todos.

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Com supervisão de Milena Peres, jornalista da Zan Comunicação, parceira do Grupo Meon.

Escrito por
Emily Santana de Paula (Arquivo Pessoal )
Emily Santana de Paula | EM Maria Payar

Aluna do 9° ano do Ensino Fundameantal II da Escola Municipal Maria Antonieta Ferreira Payar, em São José dos Campos

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