Por Antônia Samylla Em Alunos Atualizada em 04 JUN 2021 - 10H34

A importância do diário de bordo para a aprendizagem da metodologia científica

Um aliado para uma pesquisa bem elaborada

Foto: Reprodução/Antônia Samylla
Foto: Reprodução/Antônia Samylla


O diário de bordo é uma ferramenta que consiste no registro pelos pesquisadores das etapas e tarefas realizadas ao longo do desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Nele os pesquisadores anotam as ideias, observações, experimentos (se houver), comentários, fotos, esquemas.

O diário também serve para registrar de forma precisa todo o andamento do projeto, auxiliando na organização das informações, resultado e na análise dos problemas vivenciados durante o trabalho.

Ele deve conter informações como: data, questões, ideias e respostas encontradas. Sua estrutura é formada através desses elementos:

• Cabeçalho ( data, hora, início, fim) , local onde ocorreu a atividade e quem a registrou;

• Descrição das atividade e indicação dos participantes (utilizar textos, observações, tabelas, imagens, gráficos, referências);

• Reflexão sobre os resultados (como foi executado e quais serão os próximos passos).

Além de ser importante para o aprendizado, ele serve de testemunha de tudo que foi feito durante o projeto e auxilia na elaboração do relatório final de pesquisa.

Foto: Reprodução/Antônia Samylla
Foto: Reprodução/Antônia Samylla


Podemos perceber o quão as oportunidades de investigação na educação básica, auxiliam tanto no desenvolvimento de competências curriculares, quanto socioemocionais, principalmente na mobilização de esforços para continuar estudando, isto é, ingressar no Ensino Técnico e/ou Superior

Os trabalhos desenvolvidos com base em metodologia científica permitem a integração entre instituições de ensino de Educação Básica e de Ensino Superior, pois há programas e projetos de extensão em instituições de Ensino Superior que abrem as portas para que estudantes possam conhecer e desejar esses espaços como os seus futuros.

A Educação é uma área prioritária em uma sociedade que deseja ser mais justa e igualitária. Educação é um direito social, que envolve o acesso, a permanência e a qualidade. Para que os jovens se sintam atraídos pelas propostas educacionais, oportunizar atividades que mobilizem conhecimentos e desafios é um caminho assertivo.

Para se construir qualidade na educação, a excelência acadêmica é um valor a ser perseguido e sem a aquisição de conhecimentos básicos, como a metodologia científica, essa construção fica inviabilizada. Unir ferramentas virtuais e presenciais e instituições de pesquisa é uma forma de somar forças e de compartilhar conhecimentos.

O diário de bordo é uma forma dinâmica de se registrar um trabalho, fazendo com que os alunos e pesquisadores se sintam mais interessados e assim, assumindo o comprometimento com o projeto.

Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Meon Jovem.

Escrito por
WhatsApp Image 2021-04-01 at 14.52.44
Antônia Samylla

Escola Estadual Elmano Ferreira Veloso - 2º ano A

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.