Apesar de serem curiosos a respeito da política, os adolescentes da “Geração Z” - que corresponde aos nascidos de 1995 a 2010 - não se mostraram eficientes em colocar essa curiosidade em prática. Em uma década, o número de cadastros de novos eleitores, nessa faixa etária, decaiu em alto nível.
Segundo dados de uma pesquisa do IBGE feita no estado de São Paulo, há 1,2 milhão de paulistas entre 16 e 17 anos, mas apenas 141.668 estão com o título de eleitor em dia. Ainda que o número tenha caído por si só, a porcentagem também é consequência da pandemia de Covid-19. Com o período de isolamento, a procura por títulos ficou limitada, o que tornou o processo on-line pelo site do Título Net - mas ao contrário do esperado, a facilidade não motivou os mais novos.
O cadastro eleitoral, sendo o primeiro contato direto com a democracia, corresponde a um dos passos mais importantes na vida dos cidadãos. Quando estabelecido ainda na juventude, atua como indicador das ideias e pensamentos da parte mais jovem da sociedade, fazendo-se crucial na instauração de políticas públicas em todos os setores. Ao contrário do que muitos pensam, é fundamental que adolescentes expressem suas opiniões e as coloquem em prática, pois assim, tendo efetivamente seus direitos e deveres, preparam-se para o exercício de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária para todos.
Sendo assim, o título de eleitor corresponde como o início da experiência política, demonstrando-se importantíssimo na vida de todos. É válido também lembrar que apenas a exposição da opinião não traz mudanças à comunidade, mas sim ações concretas, que podem ser iniciadas na cabine eleitoral ao decidir o candidato mais apropriado para representar suas propostas e ideais.
O cadastro eleitoral pode ser feito até o dia 4 de maio, pelo site do Título Net, e logo após sua aprovação, fica disponível no App e-Título, disponível para IOS e Android.
Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.

Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.