Por Beatriz Siqueira Rosa Mariano Em Alunos

Aula online: o terror dos jovens

Na teoria, a solução dos problemas. Na prática, o próprio problema

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Em meio a um cenário caótico, onde recordes de mortes são batidos todos os dias em decorrência da pandemia da Covid-19 os jovens estudantes tiveram que lidar com o mais novo modo de aprendizado: a aula online. O ensino a distância promove o distanciamento social para menor contágio da doença entre os estudantes, tendo como nova escola, nossa casa. A aula online se tornou o verdadeiro “terror”, os alunos tem sua atenção desviada facilmente e o empenho cai.

Situação que se faz presente devido a casa movimentada, dificuldade de acesso, vício em redes sociais e outros fatores. Despencando suas notas e os fazendo pensar mais em atividades feitas do que assuntos aprendidos, tornando cada vez mais normais os vícios e maus hábitos.

Assim, trago por meio desta matéria o acalento e encorajamento nos corações dos estudantes, que não sabem por onde começar a caminhar rumo à aprovação devido as circunstâncias atuais, ou mesmo necessitam de orientações para melhorar a qualidade do estudo.

Para converter a situação de desordem, ouvimos dicas como “arrume seu local de estudo” ou “faça anotações”, mas todos sabemos que um bom aprendizado vai além disso. A princípio, podemos citar a mudança de hábitos e a importância da rotina, ao estipular horários para acordar e dormir, para seus afazeres escolares e domiciliares e principalmente o descanso, não utilizar as redes sociais enquanto mantém o foco nos estudos e se alimentar corretamente são medidas cruciais para a produtividade e aprimoramento do saber. Os reflexos dessas simples ações são grandes em nosso dia a dia. Teremos disciplina, organização e foco ao priorizar o que se preza ser mais importante, planejar o dia, descansar a mente e reforçá-la ao se alimentar.

No âmbito escolar direto, temos como medidas para absorver conhecimento, diversas técnicas utilizadas pela maioria dos estudantes, porém nem todos as conhecem. São elas a explicação, revisão e prática, ou seja, explicar o conteúdo, seja para si mesmo ou para colegas, revisar de forma menos textual possível a matéria dada e por fim realizar exercícios de diversos tipos, por exemplo, verdadeiro ou falso, um clássico para todo aluno.

O estudo autônomo se tornou a qualidade mais cobiçada entre estudantes, de tal forma que alavanquem sua vida estudantil reforçando o aprendizado tido em aula sem precisar ou depender de professor. O aluno toma utiliza técnicas, que melhores se aplicam para si próprio, transformando a experiência remota deixando-a proveitosa e produtiva.

Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Grupo Meon. 

Escrito por
Screenshot_20210720-111635_WhatsApp
Beatriz Siqueira Rosa Mariano

Fidem – Colégio Embraer Juarez Wanderley, São José dos Campos-SP

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.