Alunos

Capoeira: a maior divulgadora da Língua Portuguesa no mundo

Saiba como esse patrimônio cultural que está em vários países divulga nossa cultura

Arthur Sabino Roque

Escrito por Arthur Sabino Roque

09 SET 2021 - 13H56 (Atualizada em 09 SET 2021 - 14H03)

Crédito: Capoeira/IPHAN

Agosto é considerado o mês do Folclore, esta palavra é o aportuguesamento de uma expressão inglesa, Folk-lore. Folk: povo. Lore: conhecimento. Folk-lore: conhecimento do povo.

Nosso folclore é muito rico e podemos explorar todos os meses as suas riquezas. Dentre os vários conhecimentos, está a capoeira. Como a capoeira além dos movimentos tem a música que é cantada em nossa língua, significa dizer que onde chega a capoeira, chega a língua portuguesa.

O praticante de capoeira é chamado capoeirista e “As primeiras leis de que temos notícia sobre a criação do Dia do Capoeirista, é a Lei Estadual nº 4.649 de 7 de agosto de 1985 do estado de São Paulo, de autoria do deputado Tonico Ramos, que, no ano de 1984 fez o Projeto de Lei Nº 0666/8, cuja ementa criava o Dia do Capoeirista e ainda a Lei Municipal nº 9.994/85 – SP, sancionada pelo Prefeito Mario Covas”, segundo o site “Conselho Nacional de Política Cultural”.

Nas olímpiadas de 2016, tinha um projeto de inclusão da capoeira nos jogos, mas infelizmente o pedido foi negado, mas vamos torcer para que ela seja aceita nas próximas olimpíadas. Nas olímpiadas de 2016, existiu um projeto de inclusão da capoeira nos jogos olímpicos, mas infelizmente o pedido foi negado, mas vamos torcer para que ela seja aceita nas próximas olimpíadas, afinal é um esporte brasileiro e que conta sobre a nossa história e a luta do povo afro-brasileiro. Imagina que bacana, assim como o Skate e o Surf trouxeram surpresas a Capoeira nos proporcionar alegrias e medalhas? Afinal essa prática está presente em mais de 150 países, segundo a Cartilha da Salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira.

Dica: Existe um Cadastro Nacional dos Capoeiristas, se você ainda não fez o seu, neste site é possível cadastrar grupos e entidades de capoeira, capoeiristas (mestre, contramestre, professor, treinel, aluno formado e aluno) e pesquisadores de capoeira. Só é permitido um cadastro por endereço eletrônico (e-mail).

Escrito por:
Arthur Sabino Roque
Arthur Sabino Roque

7º ano do Ensino Fundamental II - EMEFI Jacyra Vieira Baracho - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.