Alunos

Como a autoestima influencia na nossa vida

Escrito por Meon

01 DEZ 2020 - 17H07 (Atualizada em 02 DEZ 2020 - 13H39)

Captura de Tela 2020-12-01 às 17.07.49

A autoestima não se trata apenas de aparência, mas sim, de um conjunto de todas as características que fazem com que você seja único. É o valor que cada pessoa atribui a si mesmo. Ela pode ser alta ou baixa, dependendo da relação entre corpo, emoções e outras características. A autoestima é muito importante para a vida tanto pessoal quanto profissional, podendo influenciar negativamente ou positivamente.

Profissionais com autoestima alta têm mais confiança em si mesmos e em suas ideias, estando mais propensos a tomarem boas decisões. Possuem uma melhor relação com a equipe com a qual trabalham, criando ambientes confortáveis e produtivos. Além disso, por passarem a impressão de serem pessoas confiáveis e que enfrentam desafios, podem ter maiores chances de serem contratados.

No âmbito pessoal, a autoestima tem um importante papel nos relacionamentos. Se você não lida bem consigo mesmo, sua relação com outras pessoas também não será boa. A autoestima alta faz com que o outro reconheça o seu valor e te respeite. Ademais, você próprio saberá se valorizar, não precisando de constante aprovação alheia e não se submetendo à manipulação. Relações pessoais nas quais um dos envolvidos possui baixa autoestima são caracterizadas pela submissão, possessão e o medo da solidão. Contudo, uma autoestima muito alta também não é algo bom, gerando intolerância, egoísmo e falta de diálogo e de empatia.

Portanto, é sempre melhor buscar o equilíbrio e saber dosar a autoestima. Também é importante lembrar que é algo que deve ser construído aos poucos. Uma grande mudança na auto-aceitação não ocorrerá da noite para o dia, é um processo. Algumas vezes, você não se sentirá 100% bem consigo mesmo e está tudo bem! Se precisar de ajuda, converse com pessoas que confie e se necessário, procure um profissional.

Você é capaz. Você é importante. Você é suficiente.

Parceria:





Com supervisão de Milena Peres, jornalista da Zan Comunicação, parceira do Grupo Meon.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.