No dia 15 de outubro de 2008, uma iniciativa público-privada estabeleceu a data como Dia Mundial da Lavagem das Mãos. Com a pandemia da Covid-19, higienizar as mãos com água e sabão passou a ser uma ação rotineira. Dentre outros benefícios, destaca-se o combate à transmissão de doenças por um simples aperto de mão.
O sabão tem uma função emulsificante (também chamada de emulsionante), isto é, ele consegue unir água e gordura, permitindo que a primeira “carregue” a sujeira e alguns micróbios presentes nas mãos. Além disso, o sabão, com a capacidade de quebrar a gordura, acaba por atingir e destruir o envelope viral (parte externa dos vírus, formada por duas camadas lipídicas, camadas de gordura).
A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece o ato de lavar as mãos uma das principais formas de lutar contra uma epidemia. Portanto, a importância da higiene e da lavagem das mãos é uma medida evidente para que a saúde do indivíduo e da população não seja colocada em risco.
Parceria:
Com supervisão de Nicole Almeida, jornalista do Grupo Meon.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.