Alunos

Freud ou Froid?

Apesar dos nomes possuírem a mesma pronúncia, enquanto Freud é o psicanalista renomado, Froid é o nome do rap brasileiro.

Camila Henrique Nascimento

Escrito por Camila Henrique Nascimento

06 JUN 2022 - 12H18 (Atualizada em 06 JUN 2022 - 12H56)

Reprodução

Nascido em 1993 em Belo Horizonte (MG), Renato Alves Menezes Barreto, ou apenas Froid, é um rapper brasileiro que conquista seu espaço desde 2009. Renato sempre brincou com a filosofia e o duplo sentido em suas letras, inspirado no rapper americano Tyler, the Creator, tentando diversos gêneros musicais como o rap (e suas vertentes), o jazz e o funk. 

Um Barril de Rap - 2012

Reprodução
Reprodução
Um Barril de Rap

Iniciando oficialmente sua carreira no grupo Um Barril de Rap - formado por Froid, Yank, Sampa e Disstinto, Froid buscou descobrir seus talentos, e além de compositor também se tornou produtor da banda. UBR (Um Barril de Rap) tinha como foco o boombap, uma vertente do rap na qual as batidas são ritmadas. A lírica deles era focada no rap de mensagem, sendo assim, diversas músicas retratavam a realidade das periferias e a saúde mental da comunidade. Durante esse período, lançaram 2 álbuns: CD dos Menino (2015) e 2ª Via (2015). O grupo acabou em 2017, após a saída de Yank e a desistência dos outros.

O Pior Disco do Ano - 2017

Reprodução
Reprodução
O Pior Disco do Ano

Já na carreira solo, Renato lançou seu primeiro álbum em 2017, denominado “O Pior Disco Do Ano”, que contém 12 faixas. A primeira faixa, Você Sabe Quem, traz reflexões sobre inveja, ego, fama, solidão, perfeição, bullying, entre outros, enquanto a última, que se chama Chuva, traz de volta a questão para si, ao invés de externar. Uma das frases de efeito em Chuva é “Diga-me você, aonde o caos mora?”, e a mesma é uma pista de seu seguinte disco, “Teoria do Ciclo da Água”. 

Teoria do Ciclo da Água - 2018

Reprodução
Reprodução
Teoria do Ciclo da Água

Desta vez, ele caminha para o trap em suas obras Colibri, Fique Rico ou Moralismo e Teoria do Ciclo da Água. A faixa que carrega o nome do álbum mostra o cansaço do artista, que apesar de amar a profissão, está farto das brigas e discussões dentro da cena do rap, então pretende focar em sua outra paixão: a cinematografia. Apesar do “desapego”, Renato traz uma observação ao seu público que o julga por suas mudanças ao dizer: “Talvez cê’ só não seja o público alvo”. 

O Homem Não Para Nunca (Mixtape) - 2019

Reprodução
Reprodução
O Homem Não Para Nunca (mixtape)


Apesar de não ser considerada um álbum, a mixtape tem grande importância em sua discografia. Renato não poupa ódio em sua composição, a fim de aplicar suas críticas a outros artistas e a si mesmo, dizendo que está na hora de ir embora e abandonar tudo novamente (assim como no álbum anterior).

Sol - 2019

Reprodução
Reprodução
Sol

Trazendo seu lado romântico à tona, ao lado de sua namorada, Cynthia Luz, o cantor abusa da vibe tranquila e sua liberdade para experimentar diferentes estilos. Na obra A Ilha, com a participação ilustre de Zeca Baleiro, a lírica explora os astros de forma metafórica, demonstrando um pouco da vida na Terra e sua destruição, não apenas física, mas espiritual, além da necessidade do isolamento. 

Oxigênio - 2020

Reprodução
Reprodução
Oxigênio


Para um disco que retrata um pouco da pandemia, esse é um tanto feliz. Buscando novos ares para lhe fazer fugir da realidade, Froid cita “tudo passa, tudo passará” na faixa Inverno, uma das mais queridas de todo o álbum. Em Best Friend, após questionar a vinda do corona, Renato se lembra da sua trajetória artística e pessoal, mostrando que é possível sair da pior. O álbum possui cerca de 7 participantes, incluindo seu ex-parceiro do grupo UBR, Sampa.

Além da discografia

Reprodução
Reprodução

Apesar do artista ter conquistado seu público com os discos, também é importante lembrar de algumas músicas solo que o trouxeram até a cena, dentre elas estão: Sou Alaska, Pseudosocial, Nunca Taque Pedras na Caixa de Abelhas, Novo Jazz e Grana, a Teoria de Tudo.

Vida Pessoal

Reprodução
Reprodução

Mesmo sendo um cantor em tempo integral, Renato também é produtor e compositor, além de gerir sua própria gravadora musical. Atualmente mora em Brasília com sua namorada e talentosa cantora, Cynthia Luz, junto de seus filhos, Caetano e Helena.


Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.   





Escrito por
Camila Henrique Nascimento
Camila Henrique Nascimento

1ª ano do Ensino Médio - Colégio Embraer Juarez Wanderley - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.