Por Nickolas Gabriel Martins Soares Em Alunos Atualizada em 21 JUN 2021 - 15H53

Games voltados para a saúde

O surgimento de uma nova faceta

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Games voltados para o setor da saúde, usados em tratamentos diversos e em sessões de fisioterapia, vêm ganhando espaço no mercado e se transformando em uma importante ferramenta para recuperação de pacientes. Antes considerados verdadeiros "inimigos" para o desenvolvimento das crianças e até mesmo como brinquedos "prejudiciais" à saúde, os games estão conseguindo mostrar sua outra faceta.

De acordo com o site da USP (Universidade de São Paulo), o Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da mesma decidiu utilizar o Kinect como uma maneira alternativa de reabilitar pacientes que sofrem com Parkinson.

O Kinect rastreia os movimentos do corpo todo, através de um câmera infra-vermelha. Como o estudo do professor Pompeu foi o primeiro a relacionar a doença de Parkinson e o uso desse game, o principal objetivo dessa primeira pesquisa foi avaliar a viabilidade, segurança e os resultados do uso do Kinect pelos pacientes.

De acordo com o site Tecmundo, em busca de novos métodos de combate à ambliopia, pesquisadores da Universidade de Berkeley realizaram um estudo utilizando video games comuns no tratamento de jovens e adultos com resultados muito interessantes. A terapia foi utilizada no tratamento de um grupo de 20 pessoas entre 15 e 61 anos.

Os pacientes participaram de várias sessões de duas horas de jogo (que totalizaram 40 horas). Os voluntários foram divididos em dois grupos: o primeiro foi submetido a partidas de Medal of Honor: Pacific Assault. Já o segundo grupo, combinou sessões do jogo SimCity Societies com a técnica da oclusão do olho bom.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Grupo Meon. 

Escrito por
Nickolas (Arquivo Pessoal)
Nickolas Gabriel Martins Soares

5º ano B do Ensino Fundamental I - EMEF Profª Conceição Aparecida Magalhães Silva - Jacareí.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.