Ao se depararem com a insatisfação de diversos alunos em relação a ineficácia do ensino público brasileiro durante a quarentena, os estudantes Gabriela, Sofia, Anna Clara, Júlia e Pedro resolveram buscar maneiras eficazes de ajudar tais alunos a se prepararem para o ENEM e outros vestibulares durante essa fase difícil. Nasceu assim, a ideia de um projeto social sem fins lucrativos criado para contribuir com a democratização da educação no Brasil, além de fomentar o protagonismo e o empoderamento juvenil.
Para que essa iniciativa se tornasse acessível aos alunos, os fundadores do projeto propuseram um aplicativo que não ocupará memória nos smartphones, além de ser gratuito e offline, no qual o uso da internet será restrito apenas ao download do aplicativo: “pretendemos ajudar todos os tipos de estudantes, desde aqueles que acessam a Internet com frequência até aqueles que possuem um acesso limitado”, afirma um dos integrantes. O projeto também conta com um website que disponibilizará todos os recursos presentes no aplicativo, ambos foram desenvolvidos por jovens com apoio de professores e profissionais de saúde mental.
Além de disponibilizar arquivos com os conteúdos didáticos do ensino médio de fácil compreensão e com o acesso facilitado, o Demostudo também divulga diversas oportunidades acadêmicas, guia profissional, indicações culturais, temas diversos que envolvem educação e mentorias sobre olimpíadas acadêmicas, estudar fora, soft skills, atividades extracurriculares e redação em seu perfil no Instagram.
Todas as atividades apresentadas pelo projeto são produzidas por jovens protagonistas que se voluntariam contribuindo com a melhoria da educação brasileira, conforme afirmaram os integrantes: “Nosso objetivo é auxiliar o maior número possível de jovens a terem acesso a uma educação de qualidade, em todas as suas formas, seja dentro da sala de aula ou fora desta [...] pretendemos ajudar os jovens a desenvolverem habilidades do século XXI e se tornarem protagonistas”.
Se você quer contribuir com esse trabalho incrível, clique aqui. O Demostudo ainda está buscando voluntários para diversas áreas como marketing e design, programação, formatação e pontuação, saúde mental e também, estudantes e professores voluntários para a produção e correção dos materiais didáticos.
Por fim, ao questionar os alunos criadores quanto a profissionalização na área de educação, eles afirmaram “Ainda não temos certeza se iremos seguir carreira na educação, mas independente da profissão, lutaremos e seremos sempre ativistas pela educação do nosso país’’. Sinta-se inspirado pelo protagonismo juvenil desses jovens e conheça o Demostudo.
Parceria:
Com supervisão de Samuel Strazzer, jornalista do Grupo Meon.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.