Alunos

Já ouviu falar em “censo cósmico”?

Pesquisadores utilizaram informações do Telescópio Gaia para mapear estrelas, planetas e outros "objetos vizinhos" ao nosso planeta

Foto Miguel (Arquivo pessoal)

Escrito por Miguel Lucas Silva de Assis

17 JUN 2021 - 14H26

Foto: Reprodução/Pixabay

Sabemos que censo é um conjunto de dados estatísticos referentes às características de habitantes de uma cidade, estado ou nação. No entanto, “Censo cósmico” é uma novidade, não acha? Pois bem, de acordo com o site Exame, de 10 de maio de 2021, um grupo de pesquisadores mapearam estrelas, planetas e outros objetos que estão em nossa vizinhança. Eles utilizaram o banco de dados do telescópio Gaia e também pesquisas já existentes afim de obter uma lista mais completa possível.

Ao todo foram contabilizados 540 objetos conhecidos, isso sem considerar o Sol e os oito planetas do nosso Sistema Solar. São 375 estrelas, 88 anãs marrons e 77 exoplanetas. Das estrelas, 249 são pequenas anãs vermelhas, 21 são anãs brancas, núcleos densos que são deixados por estrelas mortas; 18 estrelas da mesma categoria que o Sol e 2 sistemas estelares com cinco estrelas cada.

Apesar do desejo de obter uma lista mais completa da atualidade, os pesquisadores deixaram claro que podem existir outras estrelas anãs marrons, mas que ainda são muito fracas para serem detectadas, o que pode levar o número de estrelas a aumentar com o passar do tempo.

Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Grupo Meon. 



Escrito por
Foto Miguel (Arquivo pessoal)
Miguel Lucas Silva de Assis

EMEF Profª Conceição Aparecida Magalhães Silva - 5º Ano B

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.