Julho é o mês dedicado à conscientização sobre as hepatites virais. A data em referência é dia 28, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. As hepatites são infecções que atingem o fígado causando alterações leves, moderadas ou graves. Existem cinco diferentes tipos, sendo elas A, B, C, D e E, porém as mais presentes no Brasil são a A, B e C.
O vírus, segundo o Ministério da Saúde, mata 1,4 milhão de pessoas por ano. Por esse motivo, em 2019, foi instituído no Brasil a campanha do Julho amarelo.
A transmissão da doença depende do seu tipo. São eles:
• A hepatite A ocorre através de água, alimentos contaminados e contato sexual sem o uso de preservativos, entretanto possui vacinas.
• As hepatites B e C são transmitidas devido ao contato com sangue contaminado, contato sexual sem preservativo, compartilhamento, reutilização ou falha na esterilização de equipamentos médicos e na gestação ou parto, sendo que apenas a B possui vacinas.
• Já a hepatite D ocorre apenas em pessoas infectadas com a hepatite B, acelerando desse modo a doença.
• Em relação a hepatite E pode ser transmitida por água e alimentos contaminados, transfusão de produtos sanguíneos e durante a gestação.
Essa doença pode levar a morte, porém com a vacinação, uso de preservativos e higienização correta de alimentos ela pode ser evitada. Entretanto, caso apresente um dos sintomas iniciais da doença como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, olho e pele amarelada procure o posto de saúde mais próximo.
Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Grupo Meon.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.