Alunos

Meditação: um guia para controlar o estresse na pandemia

Aprenda a lidar com os empecilhos do cotidiano com essa simples prática

Fernanda Andrade

Escrito por Fernanda Silva de Andrade

01 JUN 2021 - 15H10 (Atualizada em 01 JUN 2021 - 15H22)

Foto: Reprodução MEDITAÇÃO (Foto: Reprodução)

Inúmeras más notícias, empecilhos no trabalho ou na escola, reuniões online e problemas de conexão: a frustração causada por esses eventos tornaram-se muito frequentes durante a pandemia e, muitas vezes, não sabemos como lidar com ela. Foi assim que conheci a meditação, uma prática relaxante – e viciante – que me ajudou a lidar com meus problemas. Então, se você acha que a meditação será benéfica para você também, mas não tem ideia de por onde começar, esse texto é para você.

Primeiramente, saiba que a meditação consiste na atenção plena no momento presente, sempre monitorando a respiração e buscando a tranquilidade. Além disso, essa prática ajuda no foco e na concentração, além de diminuir o estresse e a ansiedade. Não dá para negar que é justamente isso que procuramos nesse período tão caótico.

Se você é uma pessoa ocupada e com uma agenda cheia, não se preocupe: existem técnicas de meditação possíveis de serem concluídas em cinco minutos! Essas técnicas podem ser facilmente encontradas em canais do YouTube, gravados por pessoas experientes no âmbito do autocuidado, como a Juliana Goes¹, que dá várias dicas para meditar em seu canal.

Entretanto, não se limite apenas a uma técnica: explore e encontre aquela que se encaixa na sua rotina e combina com você. Há, também, aplicativos para o celular que ajudam muito a cultivar esse costume, enviando notificações e incentivando a meditar. Além disso, existem playlists no Spotify² e no YouTube com músicas relaxantes para auxiliar na concentração.

Por fim, espero ter despertado a vontade de dar uma chance à meditação como forma de ajudar com o estresse e a ansiedade nesse período tão complicado.

Notas:

¹ O Canal de Juliana Goes pode ser encontrado pelo link a seguir: < https://www.youtube.com/user/julianagoesoficial>

² Um exemplo de Playlist é a “Meditação e Relaxamento”, que pode ser acessada pelo seguinte link: < https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DXaKgOqDv3HpW>

Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Meon Jovem. 

Escrito por
Fernanda Andrade
Fernanda Silva de Andrade

Colégio Poliedro, São José dos Campos, SP

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.