Alunos

Memes

Como surgiram e até onde irão nos levar?

Foto Luiza Rodrigues

Escrito por Luiza Rodrigues de Oliveira

15 JUN 2021 - 09H05 (Atualizada em 15 JUN 2021 - 09H28)

Foto: Reprodução meme capa (Foto: Reprodução)

Os “memes” já fazem parte do nosso cotidiano e isso não podemos negar. As pessoas ao redor do mundo parecem ser incapazes de viver sem a liberação de dopamina em seus cérebros por meio das risadas provocadas pelos memes. Todo mundo já viu pelo menos um meme na vida. Porém surge a dúvida: de onde eles surgiram e por que fazem tanto sucesso?

Para começar, a palavra Meme é de origem grega e significa imitação. A expressão é uma menção ao conceito de “memes”, originado por Richard Dawkins em seu best-seller de 1976, O Gene Egoísta.

Nos tempos atuais o termo é utilizado para descrever imagens, GIF’S , vídeos e mensagens relacionados ao humor, geralmente nas redes sociais, na internet. Os memes podem se espalhar rapidamente, pessoa por pessoa até se alastrar pelo mundo inteiro, da mesma maneira em que podem sumir em poucos dias após o ápice do sucesso .

Seu crescimento acelerado e de acesso fácil o possibilita ter várias imitações e paródias , que fazem tanto sucesso quanto o original.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Voltando para o passado, os nossos queridos memes surgiram muito antes do que imaginávamos , lá em 1921! Ele foi publicado em uma revista chamada The Judge , da Universidade do Iowa.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Esse é o nosso primeiríssimo meme! Nele vemos dois desenhos, em um deles há um homem elegante e arrumado com uma ilustração realista , já no outro o que mais parece ser um esboço de uma criança. A legenda é “Como você acha que está quando seu retrato é tirado/ Como você realmente está”. Ele nos remete ao famoso “Expectativa vs Realidade” de hoje em dia!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Mas enfim, por que eles fazem tanto sucesso? Os memes não são somente piadas virtuais: eles são fontes de divulgação política, de opinião social e de marketing. Afinal a média de atenção humana decaiu consideravelmente, o que torna praticamente impossível a leitura de artigos e notícias para a maior parte das pessoas, enquanto na rolagem do feed ou em uma postagem que exige alguns meros segundos para o entendimento , torna muito mais amplo o alcance da propaganda e da divulgação.

Além do engajamento e da repercussão extremamente ágeis , o fato de lidar com situações do dia a dia que muitas vezes causam desânimo e melancolia com bom humor torna o meme muito mais apreciado, como um escape da realidade .

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Os memes são parte de nossa vida e eles vieram para ficar! E no final das contas, tudo acaba com uma boa risada.

Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Meon Jovem.

Escrito por
Foto Luiza Rodrigues
Luiza Rodrigues de Oliveira

7° ano - EMEF Prof. Virgílio Rosas da Silva - Guaratinguetá, SP

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.