Em todos os anos o mês de novembro recebe a campanha do Novembro Azul, que é para conscientizar os homens sobre o câncer de próstata, para que eles se cuidem e alertam para a necessidade do diagnóstico precoce. Vamos saber um pouco mais.
Dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes no dia, dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos, fraqueza ou dormência nas pernas e pés, e disfunção erétil.
Pode-se prevenir sem fumar, manter o peso corporal adequado, praticar atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e ter uma alimentação saudável.
Mais de 95% dos casos de câncer de próstata, são do tipo adenocarcinoma. Eles surgem devido à proliferação descontrolada das células, que formam estruturas glandulares conhecidas como acinos, que produzem o líquido que faz parte do sêmen.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer, o tumor de próstata é o segundo mais incidente nos homens brasileiros, só ficando atrás dos cânceres de pele não melanoma. Estima-se que até o final de 2020 quase 66 mil novos casos da doença foram detectados. Felizmente, apesar dos números crescentes, observa-se uma diminuição das taxas de mortalidade, elas diminuíram 40% nos últimos 15 anos nos países desenvolvidos. Essa redução se deve, principalmente, ao diagnóstico precoce e ao aperfeiçoamento das formas de tratamento.
O oncologista Fernando Maluf destaca que poucas áreas na Medicina têm se beneficiado tanto das conquistas recentes da ciência quanto da oncologia, especialmente na abordagem dos tumores da próstata. “Exames mais sofisticados rastreiam as células doentes e ajudam o médico a eliminá-las. Do tratamento radioterápico ao cirúrgico, dos medicamentos aos cuidados nutricionais, os recursos são cada vez mais precisos e eficazes”, destaca Maluf, no prefácio do livro “Vencer o câncer de próstata: evitar, tratar e curar”.
“O conhecimento é a ferramenta mais eficaz para, enfim, colocarmos essa doença em seu verdadeiro lugar” completa Fernando Maluf.
Todos os homens tem a necessidade de fazer os exames anualmente, se cuidem.
Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.