Por Arthur Sabino Roque Em Alunos

Nuvens de arco-íris são vistas em São José

Fenômeno ótico raro foi fotografado por moradores da região

Na manhã da última quinta (2), no bairro Jardim Veneza em São José dos Campos, foi possível ver no céu um fenômeno muito raro. Este acontecimento é popularmente chamado de “nuvem de arco-íris”.

Arthur Sabino
Arthur Sabino
Fenômeno ótico raro foi fotografado por moradores da região


De acordo com o meteorologista do Bureau of Meteorology da Austrália, Peter Markworth, a pilha raramente é vista, pois depende de uma combinação específica de condições. “Isso só ocorre quando a luz solar difrata através de uma alta densidade de cristais de gelo, dobrando a luz e criando cores deslumbrantes” esse fenômeno ótico é chamado de irisação.

Segundo a professora Dra. Ana Maria do Espírito Santo, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) “São vapores que sofrem a difração por conta da luz do sol, e esta nuvem serviu de anteparo”.

Por meio de um simples experimento Isaac Newton percebeu a dispersão da luz branca, ou seja, conseguiu visualizar que se a luz incidisse sobre um prisma de vidro, totalmente polido, dava origem a inúmeras outras cores. Foi a partir daí que o cientista começou seus estudos sobre as cores dos corpos. Segundo a lei de Newton, as cores do espectro visível que dão origem á luz branca são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, que são as cores do arco-íris.

Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.




Escrito por
Arthur Sabino Roque
Arthur Sabino Roque

7º ano do Ensino Fundamental II - EMEFI Jacyra Vieira Baracho - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.