Alunos

O que a Lady Gaga tem a ver com o tema da redação do Enem de 2020?

Captura de Tela 2021-04-01 às 20.18.04

Escrito por Stefany Kuwano

01 ABR 2021 - 20H13 (Atualizada em 05 ABR 2021 - 20H02)

image

Em 18 de setembro de 2020 Lady Gaga lançou o vídeoclipe 911 no Youtube, que chocou e surpreendeu o público com sua temática forte e mensagens subliminares sobre "Saúde Mental".

Lady Gaga vem se retratando sobre saúde mental há bastante tempo ao longo de sua carreira, porém esse clipe mesmo que recheado de metáforas nos deu mensagens claras sobre os assuntos que ela retratava e reforçados por ela mesma em entrevistas. Com metáforas, a artista transformou temas como "Depressão", "Ansiedade" e "Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT) em um vídeoclipe que mostra um acidente de trânsito causado por uma pessoa com tais problemas, relacionando o ligar para emergência (911 nos USA) a seu remédio antipsicótico.

O objetivo do vídeo é mostrar para o público em geral o que pessoas com essas doenças passam e incentivar a todos a procurarem ajuda, além de mostrar as consequências de quando negligenciamos a própria saúde mental.

A artista usa de sua influência e experiencia própria para incentivar discussões sobre este tema que é de extrema importância para normalizarmos o cuidado com a própria saúde, e por conta dessa nova onda de conscientização o tema vem ganhando espaço e até sendo discutido na redação do Enem de 2020, mostrando sua relevância e importância para a sociedade como um todo.

Referências:

O SIGNIFICADO OCULTO DE 911 (Lady Gaga) - Análise | Spartakus Santiago ft. RDT Lady Gaga

https://rollingstone.uol.com.br/noticia/lady-gaga-911-16-detalhes-que-voce-pode-ter-perdido-do-incrivel-clipe-da-mother-monster/


Escrito por
Captura de Tela 2021-04-01 às 20.18.04
Stefany Kuwano

2ºD Ensino Médio e Técnico em Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.