Por Yasmim dos Santos Castro | Colégio Embraer Em Alunos Atualizada em 30 OUT 2020 - 16H43

Os Jetsons: dos desenhos animados para a vida real

Confira algumas curiosidades sobre a história desse desenho futurista e suas semelhanças com a atualidade

Carros voadores, videoconferências e robôs que realizam trabalhos domésticos. Essas são algumas das tecnologias que fazem parte do desenho publicado pelo estúdio Hanna-Barbera, inicialmente em 1962 e 1963, e relançado em 1987, os Jetsons.

A animação conta a história de George e Jane, os pais, e Judy e Elroy, os filhos, que viviam no ano de 2062. A trama se baseia nas vivências da família em meio a um mundo moderno, que pode ser interpretada como uma previsão para um futuro

Apesar do desenho ser do século XX, várias relações podem ser feitas com o período atual. Quem se imaginava o dia inteiro em frente a uma tela de computador? Por mais que essas tecnologias já existissem antes da pandemia do covid-19, seu uso se intensificou e generalizou. Por exemplo, as videoconferências acabaram se tornando ainda mais comuns, houve o surgimento do tablet e das TVs de tela plana, analogamente ao que acontecia na animação.

Ao mesmo tempo que algumas das inovações dos Jetsons se concretizaram, outras ainda permanecem longe de acontecer, como o carro voador e a robô de limpeza da casa, Rosie. Abaixo, seguem algumas curiosidades interessantes para você conhecer mais sobre a animação:

1. Na época do lançamento inicial, acontecia a corrida espacial entre os EUA e a União Soviética, pouco depois de John Gleen (astronauta americano) orbitar a Terra.

2. O famoso carro dos Jetsons teve seu design inspirado no Ford FX-Atmos 1954, um carro futurista que tinha uma espécie de bolha e formato parecido com um foguete. No entanto, o automóvel da Ford nunca foi fabricado.

3. Os criadores afirmaram que a animação foi construída para se contrapor aos Flintstones, que viviam em um universo extremamente primitivo, indicando, assim, uma desigualdade social.

4. Os Jetsons foi o primeiro desenho publicado em cores pela ABC-TV 4.

Escrito por
Yasmin Castro_1 (Arquivo Pessoal )
Yasmim dos Santos Castro | Colégio Embraer

Aluna do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Embraer - Juarez Wanderley, em São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.