Por Carolina Quadros Motta Bastos Em Alunos Atualizada em 26 OUT 2020 - 14H46

Por que chorar?

Entenda os benefícios dessa prática vista como negativa pela sociedade

Há um estigma ruim ao redor das lágrimas.

Associadas muitas vezes à tristeza, elas são consideradas sinais de fraqueza e de vulnerabilidade. O choro pode vir com a dor, com a doença, ou com a morte. Lágrimas caem por raiva, frustração, melancolia e saudades.

Às vezes, elas não tem um motivo aparente; só não sabemos algum outro jeito de expressar nossas emoções.

A mulher que chora é vista como muito emocional. O homem que chora, então? É ridicularizado.

Entretanto, lágrimas também trazem vida. O primeiro sinal que um recém-nascido está respirando, está vivo, é seu choro. Há lágrimas de felicidade e de alívio, presentes em reencontros, conquistas, celebrações. Choramos quando rimos muito, também choramos por gratidão.

Assim, aqui você irá encontrar alguns benefícios de chorar para que desmistifiquemos e normalizemos esta prática:

1. Benefício físico: lágrimas limpam e lubrificam as pálpebras e os olhos, previnindo desidratação e melhorando a visão.

2. Efeito analgésico: o choro produz um efeito analgésico, porque o corpo libera uma substância que traz uma sensação de alívio, chamada de encefalina-leucina.

3. Alívio de estresse: chorar gerencia o estresse e a tensão, além de fazer com que o corpo entre em homeostase, isto é, equilíbrio.

4. Compreensão de emoções: quando uma emoção que estava guardada é liberada e externada, é mais fácil refletir sobre elas e entendê-las.

5. Válvula de escape: às vezes quando não sabemos como reagir a uma situação ruim, é melhor liberar suas emoções chorando do que jogando coisas no chão ou guardando pra você.

6. Pedido de ajuda: um bebê, por exemplo, chora quando algo está errado ou quando quer a atenção de alguém, é instintual. Uma pessoa pode precisar que alguém perceba sua tristeza ou seu sofrimento rapidamente e por isso chora.

7. Prevém doenças: alguns estudos apontam que quem não expressa suas emoções, verbal ou não-verbalmente, é mais propício a desenvolver doenças físicas crônicas como obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, além de problemas de saúde mental.


Mas atenção, os benefícios trazidos são de lágrimas de emoção. Há três tipos: as contínuas, as reflexas e as emocionais.

Lágrimas contínuas são as que são produzidas o tempo todo e tem a função de lubrificar os olhos e protegê-los de microorganismos. São mais líquidas e possuem mais óleos, assim como sais, proteínas e água.

Lágrimas reflexas são as de proteção, liberadas para “lavarem” a região ocular. Elas são produzidas em situações que algo atinge o olho, como um cisco ou shampoo, ou quando cortamos cebola. Possuem mais enzimas qua ajudam no combate de toxinas e bactérias.

Lágrimas emocionais são as produzidas e liberadas quando choramos. Elas possuem hormônios responsáveis por acalmar o organismo e a mente, além de inibir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no organismo. São as que trazem a maior parte dos beneícios listados. O estudo envolvendo este tipo de lágrima, entretanto, não é muito avançado, então não há conclusões definitivas.

Assim, chore.

Lógico, não em qualquer hora ou em qualquer lugar, mas se deixe sentir suas emoções e expressá-las ocasionalmente. Vá para algum lugar em que você se sinta seguro e se deixe encher com suas frustrações, alegrias, estresse, coisas que não entende, para que transbordem e saiam de dentro de você.

Do mesmo jeito, quando vir alguém chorando, seja criança ou adulto, homem, mulher ou não-binário, não assuma que aquela pessoa é muito emocional ou é fraca. Procure entender que chorar é melhor, procure ajudar a pessoa.

Às vezes ela pode estar tendo um dia ruim e alguém se importar é significante. Às vezes acabou de acontecer algo muito bom, e a pessoa quer compartilhar. Às vezes não tem um motivo específico, mas o choro daquela pessoa é válido do mesmo jeito.

 

Fontes:

http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2014/10/chorar-faz-bem-a-saude-e-aumenta-a-sensacao-de-felicidade.html

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/09/04/chorar-faz-bem-e-e-necessario-para-nossa-saude-mental-entenda-os-motivos.htm

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/chorar-faz-bem-para-a-saude-saiba-os-beneficios-de-nao-guardar-emocoes_a6822/1

https://www.diariodaregiao.com.br/vida-e-estilo/comportamento/2020/06/1197238-chora-que-passa.html

Escrito por
Carolina Quadros (Arquivo Pessoal )
Carolina Quadros Motta Bastos

Aluna do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Embraer - Juarez Wanderley, em São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.