Alunos

Primeiro modelo de aeronave sustentável em formato de “V” em desenvolvimento pela Universidade de Delft começa a ser testado na Alemanha.

O modelo visa ser uma alternativa mais sustentável para o transporte aéreo, que é um dos maiores responsáveis pela emissão de poluentes na atmosfera.

Robson IFSP (Arquivo Pessoal )

Escrito por Robson Ribeiro de Souza | IFSP

18 DEZ 2020 - 16H23 (Atualizada em 21 DEZ 2020 - 10H53)

Divulgação

A aeronave foi desenvolvida por uma equipe de cinco pesquisadores da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, em parceria com a empresa KLM. O protótipo em escala nomeado de Flying-V foi apresentado em seu primeiro voo de demonstração durante o mês de setembro de 2020. O modelo visa ser uma alternativa mais sustentável para o transporte aéreo, que é um dos maiores responsáveis pela emissão de poluentes na atmosfera. Os pesquisadores acreditam que ainda será preciso algumas décadas para que novos modelos revolucionários de aeronaves cheguem ao mercado, porém ressaltam que a aviação está cada vez mais aberta ao acolhimento de inovações.

O modelo consiste em duas metades de asas que se integram aos assentos de passageiros, por meio de uma fuselagem oval, de modo que não se faz necessário a presença do túnel central, onde hoje é feito o transporte de carga e passageiros. Este design entrega ao exemplar um formato que se assemelha com a letra V, de onde se originou o nome.

Os responsáveis pelo projeto explicam que a junção entre a fuselagem e as asas reduzem a resistência e o peso, nesse sentido esperam do modelo uma redução de 20% no consumo de combustível, quando comparado a um Airbus A350, que é atualmente o modelo de aeronave mais avançado.

O primeiro voo de teste do Flying-V foi feito em um aeroporto na Alemanha e durou cerca de cinco minutos. O objetivo do teste foi identificar a aerodinâmica do protótipo e prever como se daria o comportamento do avião em seu tamanho real. Nesse sentido, a aeronave foi equipada com medidores de vazão e aceleração, que em conjunto com um software de computador eram transmitidos via rádio ao solo. Em pleno ar, o modelo chegou a atingir cerca de 150 km/h.

Durante o voo, o modelo foi operado através de controle remoto por um dos engenheiros da equipe, que necessitava de muita concentração, pois um desvio poderia causar a perda de controle ou a saída da aeronave pista. Ao fim dos testes nenhum imprevisto foi registrado e o modelo respondeu conforme o esperado.

Parceria:





Com supervisão de Milena Peres, jornalista da Zan Comunicação, parceira do Grupo Meon.

Escrito por
Robson IFSP (Arquivo Pessoal )
Robson Ribeiro de Souza | IFSP

Aluno do 3º ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, em São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.