Alunos

Projeto VERUS

O nome, sugerido pelos alunos, vem do latim verus que significa “verdade” ou “realidade” e transformado em uma sigla - Verificação de Enredos e Reportagens de Utilidade Social (VERUS)

Verus - Alpha Lumen

Escrito por Equipe Projeto Verus

17 SET 2021 - 12H45 (Atualizada em 23 SET 2021 - 14H12)

Divulgação Alpha Lumen Alpha Lumen Alunos (Divulgação Alpha Lumen)

A pandemia iniciada em 2019, pelo coronavírus, propagou-se pelo mundo todo, causando um colapso nos sistemas hospitalares. Apesar dos esforços da comunidade científica e da imprensa, a desinformação a respeito da COVID-19 crescia tanto quanto a propagação do vírus. Reconhecendo a potencialidade dos impactos das Fake News atreladas Covid-19.

Em julho de 2020, foi proposto a 10 alunos de 14 a 16 anos do Projeto Escola, do Instituto Alpha Lumen, de São José dos Campos, o desenvolvimento de um projeto científico-jornalístico que elaborasse uma solução de combate a essas notícias deturpadas. Assim, nasceu o V.E.R.U.S.

Após diversas pesquisas concluiu-se que a disseminação de Fake News independe de um só veículo de comunicação, atualmente circulam por meio de grupos de WhatsApp, influenciadores digitais, políticos, celebridades, revistas não verificadas e outros. Admitindo esse fato, idealizou-se uma maneira de atingir o maior público possível de forma que a retenção de conteúdo fosse rotineira e contínua. Dessa forma, averiguou-se o Instagram como plataforma mais adequada, e então, criou-se um perfil de postagens semanais.

O projeto é realizado e aplicado integralmente pelos alunos, desde a escolha dos temas até o click da postagem. O nome, sugerido pelos mesmos, vem do latim verus que significa “verdade” ou “realidade”, e posteriormente transformado em uma sigla Verificação de Enredos e Reportagens de Utilidade Social (VERUS).

O grupo foi dividido em departamentos para a melhor organização: roteiro, design e administração da página. A logo produzida pelo design, remete ao vírus da COVID-19 e o olho centralizado simboliza o ato de abrir os olhos para as informações fidedignas.

“Afinal, você apoia a busca pela verdade?” - A publicação do primeiro vídeo rendeu muitas visualizações e divulgou o slogan do projeto pelos stories dos telespectadores.

https://www.instagram.com/p/CGBED6-JRKW/?utm_medium=copy_link

A ideia a princípio era desmistificar notícias falsas, colocando-as em pauta e por meio de argumentos embasados, demonstrar o porquê de sua mistificação. Como se pode ver no post “termômetros afetam a glândula pineal?”. Contudo, após algumas postagens, compreendeu-se que a condição intrínseca do compartilhamento de notícias duvidosas advinha da carência de conhecimento. Dessa forma, o projeto alterou sua perspectiva, passando a elucidar assuntos antes mesmo que se tornem Fake News, a fim de evitar o compartilhamento do elemento, uma vez que já se conhece o correto.

Quando o projeto foi idealizado, não se tinha noção da dimensão de seu alcance. Entretanto, conforme o desenvolvimento do mesmo, o verdadeiro impacto do Verus na sociedade ganhou cada vez mais nitidez, superando as expectativas. E não apenas nos internautas, mas principalmente nos seus integrantes. Pois toda produção e verificação é feita com o suporte de profissionais do segmento de ciências e altamente capacitados.

“Participar do Verus me fez descobrir novas áreas, ter a oportunidade de trabalhar com jornalismo, design e administração, além de estar sempre atualizado. Este projeto me fez crescer muito e faz até hoje.” - Manuela Nardi, estudante Alpha Lumen, 16 anos; Integrante do Projeto Verus.

Atualmente o Verus tem um ano, 48 postagens e 400 seguidores. Estes revelam uma parte muito pequena de seu alcance, uma vez que, desde a ideia inicial, o produto final seria o compartilhamento do conteúdo bem informado e do não encaminhamento de Fake News, estes são imensuráveis.

 O projeto é um sucesso e demonstra que a juventude e ciência trabalham lado a lado para a construção de um futuro melhor!

Escrito por
Verus - Alpha Lumen
Equipe Projeto Verus

Instituto Alpha Lumen

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.